estresse

10 sinais do estresse

O ritmo acelerado das grandes cidades, as inúmeras responsabilidades e a constante pressão por resultados deixam a população cada vez mais estressada. Porém, o estresse é uma condição grave e que pode causar sintomas físicos e emocionais. Neste post, falaremos sobre os principais sinais que surgem no corpo e na mente em consequência da tensão. Se você se considera uma pessoa estressada, recomendamos a leitura deste texto.

1) Irritabilidade

Trata-se de uma alteração do humor associada ao nervosismo, falta de paciência e descontentamento. Assim, pessoas sob efeito de estresse tendem a se tornar cada vez mais irritadas. Em consequência disso, o organismo começa a demonstrar sinais físicos, como o aumento do ritmo cardíaco e da pressão arterial. Quando estamos expostos a situações que não condizem com nossos desejos, a irritabilidade surge, afetando nosso bem-estar e o humor.

2) Insônia

Outro sinal comum em pessoas estressadas é a falta de sono, mesmo após um dia exaustivo. Esse quadro pode ser resultado do excesso de tensão ou de ansiedade. Assim, se inicia um círculo vicioso, pois, o indivíduo não descansa, fica irritado e se estressa. Ainda, a exposição contínua do corpo a esses sentimentos traz diversos prejuízos para o humor, memória e concentração, podendo provocar até doenças graves com o passar do tempo.

3) Dor de cabeça

O estresse contribui para o surgimento das dores de cabeça e, conforme maior a intensidade da tensão, mais tempo o sintoma permanecerá. Geralmente, pessoas estressadas estão constantemente preocupadas com seus problemas, o que cansa a mente e produz as dores.

4) Alterações na libido

Um relato muito comum de pacientes que buscam aliviar o estresse é a falta de interesse sexual nos períodos mais críticos. Em razão das preocupações, o indivíduo tende a priorizar outras áreas, dedicando menos atenção ao sexo.

5) Problemas digestivos

A diarreia, gastrite e constipação são alguns dos problemas digestivos que podem ser causados pelo estresse. Além disso, quem já sofre com a síndrome do intestino irritável ou doença infamatória intestinal tende a piorar após situações estressantes.

6) Ansiedade

O estresse e a ansiedade são sensações que caminham juntas e, de modo geral, são consideradas como uma resposta inadequada ao medo. Quando a ansiedade se torna crônica, pode causar danos ao organismo.

7) Cansaço

Se você continua com a sensação de cansaço mesmo após passar o dia descansando, pode ser um sinal de estresse. A tensão faz com que o corpo esteja sempre em estado de alerta, mesmo em momentos de relaxamento. Assim, a sensação de descanso nunca se estabelece.

8) Falta de concentração

Outro sintoma característico de pessoas estressadas é a falta de concentração. Como o cérebro fica em estado de alerta, o indivíduo não consegue se concentrar em uma atividade. Em consequência disso, há um impacto na qualidade de vida e na eficiência dos pacientes.

9) Alterações no apetite

Quando nos sentimos estressados, é comum que haja uma perda ou um aumento no apetite. A tensão causa alterações químicas no organismo, aumento o nível de grelina, hormônio que controla o apetite, e de cortisol, hormônio que aumenta a gordura abdominal.

10) Queda de cabelo

Durante períodos de estresse, o organismo eleva a produção de estriol, uma substância que bloqueia a entrada de nutrientes na região capilar. Assim, os fios de cabelo não são nutridos, enfraquecem e caem. Enfim, como você pode perceber, o estresse está relacionado com diversos sintomas físicos e mentais. Então, para controlá-lo, procure manter uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos e preencha seu tempo com atividades prazerosas. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe