transtornos alimentares

Quais os tipos de transtornos alimentares

A maioria das pessoas tem ciência do que são os transtornos alimentares e de como eles podem afetar a saúde humana. Contudo, nem todos sabem que existem vários tipos desses transtornos, além dos mais conhecidos, tais como bulimia e anorexia. Neste post, você vai conhecer mais sobre esses tipos, as causas e os sintomas mais comuns relacionados a eles. Então, continue a leitura, para se tornar um conhecedor do assunto.

O que são os transtornos alimentares?

Em suma, é um distúrbio mental que tem como principal característica a manutenção de hábitos alimentares que causam prejuízos à saúde física e emocional do indivíduo. Esses transtornos são mais comuns durante a adolescência e no começo da vida adulta. Na maioria dos casos, a origem dos distúrbios alimentares está relacionada às consequências psicológicas de outras patologias, tais como ansiedade e depressão. Além disso, existem outros fatores que são reconhecidos como gatilhos para o aparecimento dos transtornos. São eles:
  • pressão social para ter um corpo perfeito;
  • culto excessivo ao corpo;
  • maus hábitos alimentares;
  • baixa autoestima;
  • sentimento de culpa ao se alimentar;
  • alterações hormonais;
  • uso de drogas;
  • distúrbios emocionais.

Quais são os tipos mais comuns?

Existem vários tipos de transtornos alimentares, mas nem todos são comprovados pela medicina. Nas próximas linhas, você irá conhecer apenas os tipos mais comuns e que são consenso na comunidade médica.

Anorexia nervosa

A anorexia nervosa é um transtorno no qual o paciente sempre enxerga o próprio corpo como se estivesse acima do peso, mesmo que esteja claramente magro. Diante da obsessão pelo emagrecimento, evita a ingestão de qualquer tipo de alimento. A melhor forma de tratar essa doença é por meio de sessões de psicoterapia. Dessa forma, será possível mudar o comportamento alimentar e a maneira como a pessoa vê a própria aparência. O uso de medicamentos e o acompanhamento nutricional ajudam a obter melhores resultados.

Bulimia

Diferentemente da anorexia nervosa, pacientes que sofrem com a bulimia costumam manter o peso corporal adequado. Ao mesmo tempo, a principal característica desse transtorno é a alimentação excessiva seguida de vômitos forçados, o uso de diuréticos, a realização de jejum e a realização de exercícios em excesso. A psiquiatria é a especialidade que oferece os melhores resultados para o tratamento dos transtornos alimentares. No caso da bulimia, a terapia cognitivo comportamental é o procedimento mais indicado. Porém, é imprescindível que haja a participação familiar.

Vigorexia

A vigorexia é uma condição em que o paciente se percebe com menor força muscular que a que realmente possui. Assim, está sempre praticando exercícios físicos para melhorar a aparência física. Nesses casos, o tratamento consiste em acompanhamento psicológico e nutricional, realização de terapias, uso de medicamentos para controle da ansiedade e envolvimento familiar.

Ortorexia nervosa

Esse transtorno é caracterizado pela obsessão pela saúde alimentar, pela qualidade dos alimentos que a pessoa ingere e pela pureza da dieta. O paciente consome, exclusivamente, alimentos que estejam livres de agrotóxicos, bem como sem componentes transgênicos ou artificiais. O perigo dessa condição está nos grandes períodos que permanece sem se alimentar em razão da ausência desse tipo de alimentos, além do risco de levar o paciente ao isolamento social.

Transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP)

É um distúrbio semelhante à bulimia, diferenciando-se dela apenas por não fazer o uso de métodos compensatórios, como laxantes e diuréticos. Os pacientes de TCAP alimentam-se excessivamente em curtos períodos de tempo. O tratamento dessa condição é realizado com uso de antidepressivos, sessões de terapia cognitivo comportamental e acompanhamento nutricional. Como você percebeu, a psicoterapia é uma grande aliada no tratamento dos transtornos alimentares. A eficácia desse recurso está na forma como ensina o paciente a entender quais são os gatilhos que o fazem iniciar o comportamento compulsivo. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe