Irritabilidade

Irritabilidade: entenda quando procurar um psiquiatra

A irritação é um sentimento comum em todos nós. Principalmente quando passamos por momentos difíceis, estressantes ou, no casos de mulheres, durante a Tensão Pré-Menstrual. Ela é caracterizada pela baixa tolerância à incômodos e pelo aumento exagerado a estímulos do ambiente. No entanto, quando a irritabilidade torna-se excessiva, recorrente ou constante, é preciso buscar ajuda médica. Isso porque quando essa reação atrapalha o cotidiano, interferindo na qualidade de vida, pode ser um indicador de alguma transtorno subjacente.

Sintomas da irritabilidade

A irritação traz consigo alguns sintomas, que variam de acordo com a pessoa e a situação. Geralmente esse sentimento provoca mau humor, falta de paciência e descontentamento. Além disso, pode provocar, também, sintomas físicos como aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, sensações de calor e ações impulsivas e agressivas em relação aos outros.

Quais patologias estão associadas à irritabilidade?

Algumas patologias estão associadas à irritação excessiva:

Distimia

A distimia é uma forma crônica da depressão. Ela é caracterizada pelo rebaixamento crônico do humor, que pode persistir por anos. A irritação é o seu principal sintoma, que vem acompanhado, também, de baixa-autoestima, mau humor, desânimo, pensamentos negativos, alterações de sono, apetite desregulado, isolamento social e falta de energia.

Transtorno Afetivo Bipolar

Essa patologia psiquiátrica é caracterizada pela alternância de episódios de depressão e de euforia com fases assintomáticas. Dentre os principais sintomas da bipolaridade estão a agitação  psicomotora, falar muito, ter descontrole de ideias, pouca necessidade para dormir, hipervalorização da autoestima e autoconfiança, libido aumentada, assim como a atividade sexual, alucinações, irritabilidade e delírios.

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

O TDAH é um transtorno neurológico de causas genéticas e que acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Dentre os sintomas estão a dificuldade de se concentrar, inquietude e impulsividade. A irritação surge no TDAH diante os momentos de frustração, espera e em situações na qual o indivíduo é contrariado.

Ansiedade

Assim como em outros transtornos, o sentimento de irritação é comum também no na ansiedade generalizada. Além desse sintoma, o ansioso sofre com uma série de manifestações psíquicas e físicas. Dentre elas estão o descontrole de pensamentos, medo incessante, falta de ar, aperto no peito, preocupação exagerada, aumento da frequência cardíaca, distúrbios do sono e medo incessante.

Transtorno explosivo

A irritação também está dentre os sintomas do Transtorno Explosivo. Nesse tipo de desordem comportamental, os indivíduos não possuem controle de impulsos agressivos, fazendo com que tenham ataques de ira desproporcionais às situações. Para ser diagnosticado com tal transtorno, o indivíduo deve ter crises de pelo menos duas vezes na semana em um período de, pelo menos, três meses.

Quando a irritabilidade necessita de ajuda psiquiátrica?

Como podemos ver, a irritabilidade excessiva e contínua pode ser indicativo de uma série de transtornos. É importante perceber que quando essa sensação causa prejuízos tanto para si quanto para o próximo deve-se procurar ajuda médica. A irritação demasiada pode estar ligada, também, à outros fatores, como ao uso de alguns tipos de medicamentos ou de alterações hormonais, como é o caso de problemas de tiróide e menopausa. Por isso, buscar ajuda médica é importante. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe