Fobia social

Entenda o Que É Fobia Social

Provavelmente, você já passou por alguma situação desconfortável, como um frio na barriga em um encontro, tremor nas mãos por falar em público, entre outros. Essas são reações normais. O problema ocorre quando a ansiedade é intensa e indica um quadro de fobia social. Você já ouviu falar nessa condição? Então, leia nosso post. Nas próximas linhas, explicaremos como ela ocorre, quais são os sintomas que causa e as formas de tratamento mais eficazes.

O que é fobia social?

Trata-se do medo irracional que um indivíduo tem em ser julgado, analisado e rejeitado em situações de interação social. Essa condição é considerada grave, pois traz grande impacto no seu dia a dia e nas relações pessoais. Também chamada de transtorno de ansiedade social (TAS), a fobia social é descrita no DSM-5 (Manual de Diagnósticos e Estatística dos Distúrbios Mentais) como um medo acentuado e persistente de uma ou mais situações sociais, ou de desempenho. Ainda, o TAS é classificado em dois níveis: fobia social leve ou generalizada. Quando leve é caracterizada pela ansiedade em realizar tarefas sob observação de outras pessoas, como, por exemplo, falar em público, apresentações em reuniões, etc. Já a generalizada ocorre quando o indivíduo tem uma piora no quadro de ansiedade e perde a capacidade de interagir com outras pessoas, pois tem a sensação de estar sendo constantemente julgado e tem a certeza de que seu desempenho será pífio.

Quais os sintomas?

O indivíduo que sofre com o transtorno de ansiedade social apresenta características comuns a pessoas tímidas e inibidas. Por isso, são frequentemente taxados como antissociais ou introvertidos e assim demoram a buscar atendimento médico. Contudo, o limite entre a timidez e a fobia está nos impactos negativos que a ansiedade traz para a pessoa, impedindo o seu crescimento pessoal e a criação de laços sólidos com outras pessoas. Assim, os sintomas são divididos em psicológicos e físicos. Os psicológicos são: ansiedade, angústia, medo, baixa autoestima, isolamento social e pessimismo constante. Os sinais físicos são os principais diferenciais para o diagnóstico. São eles:
  • taquicardia;
  • sudorese;
  • falta de ar;
  • rubor no rosto;
  • tonturas;
  • mãos geladas;
  • dor de barriga;
  • diarreia.

Como é causada?

Embora a genética familiar tenha influência no surgimento de novos casos, ela não é a principal causa. Em nosso cérebro há um órgão responsável pela formação e controle das emoções chamado de amígdala cerebelosa. Assim, se um indivíduo tem o hiperfuncionamento dessa amígdala, ele está mais propenso a apresentar níveis intensos de ansiedade e insegurança quando necessitam interagir socialmente.

Existe tratamento?

A fobia social é uma condição que demanda tratamento. Por ser um transtorno mental, a psicoterapia é um dos métodos mais eficazes para controlar a ansiedade do paciente. Entre as diversas abordagens terapêuticas que podem ser utilizadas está a cognitiva-comportamental. Ainda, a TCC, como é chamada, auxilia na redução dos sintomas e na promoção da saúde e da qualidade de vida do paciente. Por meio da técnica, ele reconhece os pensamentos negativos e passa a tentar modificá-los. Ademais, o uso de medicamentos inibidores de receptação de serotonina também podem ser prescritos pelo profissional de saúde, combinados ou não com a psicoterapia. Enfim, o tratamento para a fobia social costuma dar bons resultados, se mostrando capaz de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, podendo até curá-los. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe