Ansiedade

Atividade Física Ajuda a Prevenir a Ansiedade?

A ansiedade produz muitos efeitos negativos no corpo e na mente. Pessoas ansiosas tendem a ter dificuldades para dormir e um excesso de tensão muscular. Assim, para aliviar essa sensação, a prática de atividades físicas é eficiente. Neste post, falaremos sobre como os exercícios atuam no controle da ansiedade e quais são os mais indicados.

O que é a ansiedade?

Trata-se da sensação de apreensão, medo intenso e mal-estar que ultrapassa o campo psicológico e produz sintomas físicos. Contudo, a ansiedade é um sentimento natural que surge em determinados contextos da vida. Ainda, ela atua como um sinal que nos prepara para enfrentar os desafios, favorecendo a nossa adaptação às novas condições de vida quando eles não são superados. Assim, o problema está no descontrole da ansiedade, o que faz com que haja uma preocupação excessiva, trazendo prejuízo social, sofrimento psíquico e físico, além de abrir as portas do organismo para a entrada de doenças.

Como a atividade física pode ajudar?

As pessoas ansiosas precisam conquistar o equilíbrio emocional e reduzir o nível de estresse. Com a prática de exercícios físicos regulares, há uma maior oxigenação do cérebro e um aumento na produção hormonal. Ainda, entre esses hormônios estão a endorfina e a serotonina, substâncias que promovem o relaxamento, o bem-estar e o bom humor. Dessa forma, os níveis de ansiedade são controlados. Além disso, no aspecto social, as atividades físicas favorecem a interação com outras pessoas, ampliando os relacionamentos. Assim também o próprio ganho de condicionamento físico e a mudança na aparência melhoram a autoestima e afastam os pensamentos ansiosos. Ademais, no campo psíquico, o indivíduo passa por uma experiência subjetiva positiva por meio da prática de exercícios, pois é reconhecido e valorizado pelas suas ações. Porém, é necessário ter o cuidado de buscar a identificação com a atividade realizada, evitando que a prática seja vista como uma obrigação. Caso contrário, é possível que tenha efeito inverso, se tornando mais uma fonte de ansiedade.

Quais são as atividades mais indicadas?

Toda prática esportiva ou atividade física é bem-vinda e desempenha o importante papel de controlar a ansiedade. Entretanto, preparamos algumas sugestões para você:
  • caminhada: é uma prática que pode ser realizada em qualquer hora e lugar, não necessitando de nada além de um bom tênis. Se possível for, prefira fazê-la ao ar livre;
  • corrida: para quem tem um bom preparo físico a corrida é uma boa pedida. Além de melhorar o humor, correr traz benefícios para a estrutura óssea e muscular;
  • dança: por ser uma prática prazerosa e divertida, a dança é muito indicada. Isso porque aumenta a flexibilidade, trabalha a coordenação motora, incentiva a criatividade e melhora a autoestima;
  • yoga: a yoga trabalha a respiração e a postura, ajudando a aliviar a ansiedade.
Contudo, essas são apenas sugestões. Se você gosta de praticar esportes coletivos ou qualquer outro tipo de exercício, não perca tempo, inicie a prática e livre-se das crises de ansiedade. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe