psicoterapia

Como Funciona a Psicoterapia?

Embora existam muitos mitos e preconceitos acerca do trabalho de um psiquiatra, a sua atuação é fundamental para a promoção de saúde. Uma das principais ferramentas desse profissional é a psicoterapia. Você sabe como ela funciona? Então, continue a leitura deste post. Nas próximas linhas falaremos mais sobre ela e os diferentes tipos de abordagens.

O que é psicoterapia?

Trata-se de uma terapia que tem por objetivo cuidar das questões relacionadas à mente e aos problemas psicológicos, tais como, a ansiedade, a depressão, problemas no relacionamento, entre outros. Ainda, a psicoterapia é uma ferramenta extremamente eficaz no processo de autoconhecimento e de autonomia do indivíduo, contribuindo para que ele viva uma vida feliz. Assim, muito mais do que o desabafo com um profissional de saúde, as terapias comportamentais fazem com que o paciente seja estimulado a desenvolver novos hábitos e comportamentos. Além disso, com o autoconhecimento, ele consegue identificar as suas necessidades e aprende a comunicá-las com clareza, expressando seus sentimentos e emoções. Ademais, a psicoterapia pode ser realizada em grupo ou individualmente.

Como funciona?

Durante a sessão, o objetivo do profissional não é dizer ao paciente o que ele deve fazer ou o que ele está fazendo de errado, mas sim oferecer mecanismos que o ajudem a encontrar respostas para os seus problemas. Ademais, no início do tratamento é decidida quais as mudanças específicas que o paciente gostaria de fazer na sua vida. Em seguida, os objetivos são classificados em escala de prioridade e inseridos no plano de tratamento. Ainda, a duração do tratamento irá variar de acordo com a abordagem escolhida e com o tipo de problema a ser tratado. Tudo irá depender da vontade em mudar e dos esforços que o paciente realiza para isso.

Quais são os tipos de abordagens?

Existem mais de 200 abordagens terapêuticas diferentes e que podem ser aplicadas. A seguir, conheça as técnicas mais utilizadas:
  • psicanálise: é a psicoterapia criada por Sigmund Freud, talvez o nome mais famoso da psicologia. A abordagem consiste em deixar o paciente falar sem filtros e interrupções e tem como objetivo fazer com que ele compreenda o problema e identifique o que pode realizar para mudar a situação;
  • junguiana: a terapia analítica de Jung é o contraponto da psicanálise, pois, nesta abordagem, é o profissional quem dita o ritmo da sessão. Esta técnica ajuda o paciente a entender os seus sonhos e a encontrar neles a solução para o problema;
  • TCC: a também famosa terapia cognitivo-comportamental tem por finalidade auxiliar o indivíduo a mudar a sua forma de ver o mundo, incentivando-o a enfrentar os seus desafios;
  • behaviorismo: é a abordagem terapêutica que estuda o comportamento para ajudar o paciente a mudar as suas atitudes. Por meio da análise dos atos do indivíduo, o terapeuta propõe a transformação da sua mentalidade.
Além destes tipos, a psicoterapia pode ter várias outras abordagens, tais como, gestalt-terapia, fenomenologia, lacaniana, humanista, entre outros. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe