Saúde mental

7 Dicas para Manter a Saúde Mental Estável

Somos ensinados a nunca desistir, permanecer fortes diante dos desafios, vivendo como se fossemos fortalezas impenetráveis. Porém, respirar fundo no meio do caos também é importante, pois desacelerar é necessário para manter a saúde mental estável. Você sabe como cuidar da sua saúde mental? Sabe como reagir diante das dificuldades? Então, você precisa ler este post.

1) Pratique exercícios físicos

O exercício físico é fundamental para manter o equilíbrio emocional. Quando nos exercitamos, o organismo libera os chamados “hormônios do bem-estar”. Por isso, eles são parte essencial para conseguir ter a mente saudável. Ainda, se você não gosta das atividades físicas, procure um esporte que lhe agrade ou separe alguns minutos do seu dia para se exercitar. O exercício não precisa ser pesado e nem cansativo, uma simples caminhada diária pode ser suficiente.

2)  Não busque sua felicidade nas redes sociais

No mundo atual, as redes sociais são utilizadas para propagar tudo o que devemos ser e fazer, colocando sempre em xeque as nossas atitudes e escolhas. Assim, se você passa o seu tempo de repouso na tela dos dispositivos eletrônicos, sua mente não está descansando. Ademais, ao invés de tentar ser feliz vendo a alegria dos outros nas redes sociais, procure a sua felicidade, utilize seu tempo para fazer o que gosta e o que é prazeroso para você.

3) Medite

A meditação é uma excelente forma de encontrar a paz interior, manter-se calmo sob pressão e consciente dos desafios. Quando aquietamos nossa mente, conseguimos administrar os conflitos, dormimos melhor, controlamos os pensamentos e ficamos mais resilientes.

4) Priorize o sono

Ter boas noites de sono não é só uma recomendação para ter um dia melhor, mas sim essencial para manter o bom funcionamento do seu organismo e do cérebro. Atualmente, existem técnicas de higiene do sono que garantem a obtenção do máximo benefício dele.

5) Alimente-se bem

Uma alimentação saudável influencia toda a estrutura do nosso corpo, desde o funcionamento dos órgãos até a liberação de hormônios. Por isso, escolha corretamente os alimentos, pois uma dieta desequilibrada com baixo valor nutricional pode prejudicar a sua saúde mental.

6) Buscar ajuda não é um problema

Geralmente, pensamos que buscar a ajuda de um amigo, familiar ou até de um profissional de saúde mental é uma ação que nos tornará fracos e nos deixará expostos. Porém, entenda que não há vergonha alguma em assumir que os problemas estão pesados demais. Assim, não importa o que você está enfrentando, o suporte de uma pessoa de sua confiança ou de um psiquiatra pode trazer muitos benefícios, além da devolver a sua paz.

7) Seja grato

Quando agradecemos, percebemos todos os motivos que temos para se alegrar. A gratidão nos dá razões para não nos sentirmos 100% negativos. Portanto, se você perceber que as coisas não andam bem, descanse, respire e relaxe. Não deixe de seguir estas dicas para conseguir manter a sua saúde mental estável. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe