higiene do sono

O que É Higiene do Sono?

Da mesma forma como mantemos o corpo higienizado, a higiene do sono também deve integrar os rituais da nossa rotina. Assim, o ato de dormir será saudável e reparador, oferecendo um sono de melhor qualidade e duração.

Você já ouviu falar nessa abordagem? Então, continue a leitura deste post. A seguir, falaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Conheça mais sobre a higiene do sono

Trata-se da adoção de um conjunto de rotinas, atitudes e condições ambientais saudáveis relacionadas com o sono. Considerada uma intervenção psicoeducacional, a técnica ensina a evitar que fatores externos causem efeitos adversos e nocivos ao sono.

Ainda, a higiene do sono pode ser descrita como a mudança ou a organização de hábitos e comportamentos para alcançar um sono reparador.

Embora saibamos a importância em dormir bem, não reconhecemos as atitudes que são prejudiciais para o sono. Assim, uma noite mal dormida afeta a nossa saúde mental e física, podendo até trazer complicações, tais como, obesidade, hipertensão e diabetes.

Ademais, após diversos estudos, descobriu-se que o sono não é apenas um desligamento do cérebro, mas sim um estado ativo, complexo e cíclico, com profundas repercussões sobre o funcionamento do corpo e da mente.

Assim, pode parecer estranho, mas para dormir bem precisamos nos preparar da mesma forma como nos preparamos para outras atividades da nossa rotina.

Qual a importância do sono?

O sono é uma das principais necessidades da vida, sendo essencial para manter o bom funcionamento do organismo, principalmente para crianças e adolescentes. Isso porque, nesta faixa etária, o crescimento e desenvolvimento saudável depende das boas noites de sono.

Quando dormimos mal a resposta imediata que percebemos é a queda no rendimento da performance, causando danos durante o período de vigília, como, por exemplo, sonolência, depressão, baixa autoestima, falta de concentração, raciocínio lento e alterações de humor.

Como ter um bom sono?

O sono depende dos fatores internos (endógenos), que precisam de ajuda especializada para serem alterados, e os externos (exógenos), que podem ser alterados por nós de forma fácil.

Ainda, a higiene do sono é baseada em regras que permitem alcançar o máximo benefício das horas de sono. Entre as regras mais importantes para ter um bom sono estão:

  • adote padrões para os horários de deitar e levantar, evitando as variações;
  • nunca fique por longos períodos na cama, nem mesmo durante a insônia. O ato de ir para a cama deve ocorrer apenas quando você já estiver com sono;
  • não faça uso de álcool, tabaco ou cafeína por, pelo menos, duas horas antes de dormir;
  • evite se exercitar próximo à hora de ir para a cama;
  • não pratique atividades excitantes ou perturbadoras horas antes de ir dormir;
  • evite ler, comer, estudar ou assistir televisão na cama;
  • não durma em camas desconfortáveis;
  • reduza a iluminação do quarto e evite que ele fique excessivamente quente ou frio;
  • antes de ir dormir, evite atividades que exigem muita concentração ou fazer planejamentos para o dia seguinte;
  • caso durma durante o dia, não exceda a 45 minutos de sono;
  • crie um ritual para dormir, como, por exemplo, escovar os dentes, ler um livro e separar a roupa do dia seguinte;
  • não durma com fome, tome um copo de leite ou um chá relaxante;
  • nada de eletrônicos na cama;
  • evite refeições pesadas, picantes ou adocicadas antes de dormir.

Enfim, se você seguir essas regras de higiene do sono, em pouco tempo perceberá os resultados positivos desta prática.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

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Posted by mateusferreira