paralisia do sono

O que é a paralisia do sono?

Você já passou pela situação de acordar e não conseguir se mexer? Embora pareça um grande pesadelo, esse transtorno é chamado de paralisia do sono, um sintoma que pode estar relacionado a outros problemas mais sérios. Você já ouviu falar nesse problema? Neste post, falaremos sobre os sintomas, causas e possibilidades de tratamento desse distúrbio.

Saiba mais sobre a paralisia do sono

A paralisia do sono é um fenômeno que ocorre quando há uma descoordenação entre a atividade cerebral e corporal, de modo que, ao acordar, a consciência do indivíduo é recuperada antes do controle corporal. Ainda, esse transtorno surge na transição entre o estado de sono e o de vigília. Assim, a pessoa está cognitivamente acordada, mas não é capaz de movimentar voluntariamente os músculos. Ademais, a paralisia do sono é classificada pela ICSD (Classificação Internacional de Transtornos do Sono) como uma parasomnias, ou seja, um grupo de desordens de sono caracterizadas pelo movimento incomum, percepção, emoção, comportamento e sonhos quando uma pessoa estiver entre as fases diferentes de sono ou acordar de um sono.

Como é causada?

A principal causa desse transtorno é a narcolepsia, um distúrbio do sono que provoca sonolência excessiva durante o dia. Outras condições que podem provocar a paralisia do sono são:
  • transtornos mentais como ansiedade, estresse, depressão e bipolaridade;
  • jet lag de longas viagens;
  • privação do sono em razão de trabalhos noturnos ou insônia;
  • profissões de rotinas estressantes, tais como bombeiros e policiais;
  • uso de medicamentos;
  • abuso de substâncias ilícitas;
  • alterações constantes na rotina de sono.

Quais são os sintomas?

A característica marcante desse transtorno é a imobilização do corpo enquanto estamos com a mente ativa. Além disso, a pessoa pode sentir falta de ar, ter alucinações muito reais, sensação de angústia e medo, sentir que está se afogando, caindo ou flutuando sobre o corpo.

Existe tratamento?

O tratamento da paralisia do sono depende do diagnóstico do paciente. No caso de ser causada por um tipo de narcolepsia, o objetivo será tratar esse distúrbio. Caso ele seja descartado, é iniciada uma investigação para verificar a qualidade do sono do paciente. Ainda, se o quadro permanece por mais de três semanas contínuas ou se afetar a qualidade de vida do indivíduo, o uso de antidepressivos ou calmantes pode ser prescrito pelo médico. Porém, é fundamental que o paciente adote novos hábitos e crie uma rotina de sono. Além disso, quando o sono é prejudicado por transtornos emocionais, como a ansiedade, o acompanhamento de um profissional de saúde mental é indicado para que se descubra a origem dessa perturbação noturna. No entanto, de modo geral, a paralisia do sono não traz prejuízos graves e nem provoca danos físicos no paciente. Quando surgem como um sintoma isolado, o tratamento pode até não ser necessário. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe