sono

9 benefícios de uma boa noite de sono para o seu dia a dia

Uma boa noite de sono é vital para nossa saúde física e bem-estar emocional! É por isso que os benefícios nunca devem ser subestimados e descansar bem regularmente não é apenas uma boa ideia, mas essencial.

Pesquisam apontam, por exemplo, que quando as pessoas dormem menos de 6 a 7 horas por noite correm maior risco de desenvolver doenças. Além disso, as razões não param por aí!

Confira neste artigo 9 benefícios de ter uma boa noite de descanso.

1. O sono ajuda a reduzir o estresse

Se o seu corpo não dorme o suficiente, ele pode reagir produzindo um nível elevado de hormônios do estresse. Essa resposta é um resultado natural do estilo de vida acelerado de hoje. Apesar disso, um sono profundo e regular pode ajudar a prevenir.

2. Pode melhorar sua memória

Já reparou que quando está muito cansado fica mais difícil lembrar das coisas?

Basicamente, é o seu cérebro dizendo que não está dormindo o suficiente. Quando você dorme bem, seu corpo pode estar descansando, mas seu cérebro está ocupado organizando e armazenando memórias.

Portanto, dormir com mais qualidade ajudará a lembrar e processar melhor as coisas.

3. Diminui sua pressão arterial

A pressão sanguínea mais alta aumenta as chances de ataques cardíacos e derrames. No entanto, dormir bastante tempo repara e estimula um estado constante de relaxamento que pode ajudar a reduzir a pressão.

4. Ajuda seu corpo a se defender

Enquanto você dorme, seu corpo está produzindo substâncias extras que podem fortalecer sua capacidade de combater infecções.

Se você estiver se sentindo um pouco abatido e não quiser que se transforme em uma doença, então vá para a cama e descanse bastante.

5. O sono pode ajudar a manter peso

Infelizmente, dormir bem não o fará perder peso, mas pode ajudá-lo a manter sob controle, regulando os hormônios que afetam o apetite e reduzindo o desejo por alimentos com alto teor calórico.

6. Melhora o humor

A falta de sono pode nos deixar mais agitados, então temos mais probabilidade de gritar com nosso chefe ou ficar mal-humorados com uma pessoa querida – nada disso é bom.

Assim, quanto melhor você dormir, melhor será sua capacidade de permanecer calmo, controlado e razoável.

7. Ajuda a manter seu coração saudável

Um padrão regular de descanso pode ajudar a diminuir os níveis de estresse e inflamação do sistema cardiovascular. Dessa forma, você reduz as chances de um problema cardíaco.

8. Pode ser um analgésico

Se você está sofrendo de uma lesão recente, dormir bastante pode fazer com que doa menos.

Muitos estudos mostraram uma ligação entre a perda de sono e um menor limiar de dor. Basicamente, isso acontece porque quanto mais você dorme, menos dor pode sentir.

9. O sono auxilia na produtividade

Com uma ótima noite, tirar uma soneca rápida durante o dia pode contribuir para tornar seu cérebro mais eficaz e produtivo. Afinal, nada como a cabeça descansada para os pensamentos fluírem.

Você não necessariamente ficará mais inteligente, mas pode se sentir mais perspicaz, atento e focado ao longo do dia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp