testes psicométricos

O Que São Testes Psicométricos?

A psicologia é a ciência que necessita de instrumentos de medição rigorosos para determinar objetivamente os indivíduos que são analisados. Inserida nesta ciência está a psicometria, uma área de análise estatística que se utiliza, entre outros, dos testes psicométricos.

Você já ouviu falar nesses testes? Neste post, falaremos mais sobre eles, explicando mais sobre a psicometria e seus instrumentos de mensuração.

O que é psicometria?

Trata-se de um campo científico da psicologia que cria e aplica mecanismos para mensuração de variáveis psicológicas associados a métodos de análise estatística. Através desses instrumentos é possível quantificar dados relevantes para a análise do profissional de saúde.

Ainda, a psicometria alia o uso de métricas ao conhecimento psicológico, tendo por objetivo medir as características do psiquismo.

Por exemplo, através dos testes psicométricos é possível estabelecer medidas para o nível de inteligência, emotividade, sociabilidade, atenção concentrada, maturidade motora, criatividade, personalidade, entre outras coisas.

Ademais, nos consultórios, a principal maneira de utilizar a psicometria nos atendimentos é aplicando os testes psicológicos para que o profissional de saúde mental possa conhecer melhor o paciente e assim realizar diagnósticos precisos.

Os testes psicológicos são os mecanismos para investigação e avaliação que possibilita a identificação de determinadas características dos indivíduos. Por isso, é constantemente utilizado nos processos seletivos de vagas de trabalho.

Entre os principais tipos de testes psicológicos utilizados estão os projetivos, psicológicos objetivos, psicológicos subjetivos e os testes psicométricos.

O que são os testes psicométricos?

Trata-se de uma ferramenta para avaliar a personalidade e as capacidades de uma pessoa. Geralmente, são aplicados no mercado de trabalho para ajudar os empregadores a saber se o candidato à vaga está apto a realizar tarefas específicas.

Ainda, quem está sendo avaliado precisa responder com sinceridade ao teste, pois o avaliador é capaz de identificar contradições nas suas respostas.

Atualmente, os testes psicométricos são realizados on-line e podem ser apresentados em qualquer momento durante o processo de recrutamento. Contudo, costumam ser realizados antes ou durante a última etapa da seleção.

Além disso, esses testes também são aplicados para fins clínicos. Isso porque são capazes de medir a capacidade de atenção, memória e ansiedade do paciente.

Testes de aptidão

Trata-se do teste aplicado para avaliar as habilidades do candidato, como, por exemplo, sua capacidade de digerir informações e tomar decisões (raciocínio verbal), interpretação de gráficos e tabelas (numérico) e de identificar padrões e tendências (abstrato).

Testes de personalidade

Trata-se do instrumento projetado para avaliar os aspectos da personalidade de uma pessoa. Através deles é possível conhecer o temperamento, os traços comportamentais e as características emocionais.

Ainda, os testes de personalidade também podem ser aplicados em conjunto com outros mecanismos de mensuração. Entre os tipos mais comuns estão:

  • Teste de Atenção Concentrada;
  • QUATI;
  • Teste Palográfico;
  • Inventário Fatorial de Personalidade;
  • teste não verbal de inteligência;
  • teste de raciocínio lógico.

Testes de interesse

Trata-se do teste realizado para descobrir as motivações do indivíduo por meio de perguntas sobre seus interesses pessoais, valores e opiniões. Os resultados serão comparados a um grupo de referência.

Então, após a leitura deste post, você aprendeu tudo sobre os testes psicométricos e conhece os tipos mais realizados.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

Comentários

Posted by mateusferreira