ansiolíticos

Os ansiolíticos mais indicados para cada caso

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é recordista em número de pessoas com ansiedade, visto que mais de 18 milhões de brasileiros apresentavam o transtorno em 2015 (isso representava cerca de 9% da população). Assim sendo, é fundamental que as pessoas que têm a vida afetada pelo problema busquem pelo auxílio médico, já que apenas o psiquiatra pode recomendar as melhores opções de ansiolíticos, de acordo com cada caso.

É importante saber que a ansiedade pode se manifestar de diversas formas diferentes. Algumas pessoas podem apresentar insônia, enquanto outras dormem demais. Outras podem apresentar crises de pânico, enquanto algumas podem ter dificuldades de concentração, prejudicando a vida na escola ou no trabalho. Enfim, a escolha do medicamento ideal para cada paciente é de acordo com os sintomas e o tipo de ansiedade que apresentam, e NUNCA pode ser feita por outra pessoa além do médico psiquiatra.

Quer saber quais são os remédios mais indicados para cada caso? Confira nesse artigo todas as dicas e informações que eu tenho para você!

Quais são os tipos de transtornos de ansiedade?

Há diversos tipos de ansiedade, sendo que cada caso se manifesta de formas diferentes. Entre os tipos mais comuns, estão:

Fobia social, que faz com que a pessoa evite as situações sociais, como conversas, passeios e reuniões, devido à ansiedade e temor;

Agorafobia, que faz com que a pessoa deixe de frequentar locais que não ofereçam uma saída fácil, como shows, transporte público ou simplesmente estar fora de casa sozinha;

Transtorno de pânico, que faz com que a pessoa tenha crises de ansiedade em momentos inesperados, como enquanto trabalha ou conversa com os amigos, entre diversas outras situações;

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), que consiste na ansiedade e preocupação excessiva e, dessa forma atrapalha o desempenho da pessoa, tanto em situações sociais quanto, por exemplo, no trabalho.

Além desses exemplos, que são os mais recorrentes na atualidade, também há outros tipos de transtornos diretamente relacionados à ansiedade, como transtorno de ansiedade da separação, mutismo seletivo, fobia específica, transtorno de ansiedade induzido por substâncias ou medicamentos, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Tricotilomania (ato de ingerir o próprio cabelo) e diversos outros.

Quais os ansiolíticos mais indicados para cada caso?

Atualmente, há diversas opções de medicamentos oferecidos pelo mercado de fármacos. Daí vem a importância de o paciente sempre realizar uma consulta com o psiquiatra de sua confiança para compreender qual pode ser o melhor tipo de ansiolítico para o seu caso. É comum que, em diversos tipos de transtorno, o médico também receite um anti-depressivo, pois também é ele que trata os transtornos de ansiedade na grande maioria das vezes.

Entre os ansiolíticos mais populares da atualidade, estão:

Benzodiazepínicos: utilizados como sedativos, hipnóticos (indução ao sono) e relaxante muscular;
Buspirona: medicação que pode ajudar nos casos de ansiedade como auxiliar a outros medicamentos;
Antidepressivos: são a “chave” do tratamento. É por meio deles que se consegue na grande maioria das vezes a remissão da doença.

Isto é, ao todo, são dezenas de ansiolíticos que podem ser utilizados no tratamento. Caso esteja com sintomas, não deixe de consultar um psiquiatra!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde.

 

O que deseja encontrar?

Compartilhe