esquizofrenia

Como identificar os primeiros sinais da esquizofrenia

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), a esquizofrenia é um transtorno que afeta cerca de 26 milhões de pessoas no mundo. Esta é uma doença séria e que impacta a vida não só do paciente, mas também dos seus amigos e familiares. Você sabe quais são os primeiros sinais apresentados por um indivíduo esquizofrênico? Então, não deixe de ler este post. Nas próximas linhas falaremos tudo sobre os sintomas dessa patologia.

O que é Esquizofrenia?

Trata-se de uma doença mental que está associada a distúrbios no funcionamento cerebral. Na maioria dos casos, o transtorno surge entre a adolescência e o início da fase adulta, mas também pode surgir após os 40 anos de idade. Embora a causa ainda não seja conhecida, estudos afirmam que sua ocorrência está relacionada à genética e a fatores ambientais, sendo um tipo de patologia do neurodesenvolvimento, ou seja, presente desde o nascimento, mas com manifestação tardia. Quando não diagnosticada e tratada precocemente, a esquizofrenia é uma condição limitante e incapacitante, podendo afetar significativamente a vida emocional, social, escolar e laboral do paciente.

Quais são os sintomas?

Os primeiros sinais do transtorno surgem entre os 15 e 35 anos de idade. Eles são tradicionalmente classificados em sintomas negativos, positivos ou cognitivos. Vamos a eles.

Sintomas negativos

São aqueles que refletem uma perda ou redução das funções normais do indivíduo e estão associados a interrupções nas emoções e nos comportamentos normais. Os principais sintomas são:
  • ausência ou diminuição do afeto;
  • falta de expressão facial ou tonalidade vocal para expressar emoção;
  • redução nos prazeres da vida;
  • dificuldade para manter ou iniciar atividades;
  • diminuição da fala;
  • falta de interesse;
  • isolamento social;
  • falta de energia e motivação.

Sintomas positivos

Trata-se de sinais que não são percebidos em pessoas saudáveis e remetem à psicopatia. Geralmente, indicam uma perda de conexão do paciente com a realidade. São eles:
  • delírios;
  • alucinações;
  • desordem dos pensamentos;
  • agitação ou outros distúrbios do movimento.
No caso dos delírios, mesmo que sejam apresentadas provas concretas de que estão errados, os paciente insistem nas suas convicções. Assim, desenvolvem paranoias, mania de perseguição ou até chegam a se convencer de que são outras pessoas. Ainda, quando alucinam, os pacientes têm a sensação de que estão vendo, ouvindo, cheirando, saboreando ou tocando em coisas que não existem. Uma característica comum é a de ouvir vozes.

Sintomas cognitivos

Trata-se de sinais que indicam uma mudança na memória ou no pensamento do indivíduo. Os sintomas mais comuns são baixa capacidade cognitiva, dificuldade para tomar decisões, falta de concentração e impossibilidade de realizar atividades cotidianas. Então, após a leitura deste post, você tem todas as informações necessárias para conseguir identificar os primeiros sinais de esquizofrenia. Porém, o diagnóstico só pode ser confirmado por um profissional de saúde especializado no tema. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!  

O que deseja encontrar?

Compartilhe