Por definição, os distúrbios de sono são alterações que afetam a capacidade de dormir adequadamente, seja por alterações cerebrais, por desregulação entre o sono e a vigília, por transtornos de movimento ou por alterações respiratórias.
Você conhece os diferentes tipos de problemas que podem prejudicar a qualidade do sono? Neste post, explicaremos tudo sobre aqueles que são mais presentes entre a população.
1) Insônia
Trata-se de uma condição que se caracteriza pela incapacidade de iniciar ou manter o sono, sendo um distúrbio persistente que traz muitos prejuízos para a saúde do indivíduo. Muitas pessoas convivem com essa condição por muitos anos e, às vezes, nunca são diagnosticadas.
Geralmente, esse problema é causado por hábitos inadequados, podendo ter relação com vários distúrbios do humor, como a ansiedade e a depressão. No entanto, pouco se sabe sobre qual dos transtornos surge primeiro.
No que se refere aos sintomas, quem sofre com insônia tende a se sentir inquieto durante horas até conseguir pegar no sono. Outro sinal é o despertar frequente, dificuldade de concentração e atenção, falta de memória, sonolência excessiva durante o dia, irritabilidade, impulsividade, agressividade, desmotivação e dor de cabeça.
Existem diversos fatores por trás desse distúrbio do sono. Estresse, mudanças no ambiente em que está acostumado a dormir, discussões, adversidades e imprevistos, gripes, resfriados, uso de alguns medicamentos, depressão ou ansiedade.
2) Apneia do sono
Trata-se de um distúrbio grave que afeta a qualidade do sono do paciente, fazendo com que ele deixe de respirar por alguns segundos, várias vezes durante a noite, provocando a diminuição da concentração de oxigênio no sangue.
Com isso, o sistema nervoso trabalha com mais intensidade, elevando o ritmo dos batimentos cardíacos e estimulando a contração dos vasos sanguíneos. A recorrência desse quadro pode fazer com o que o paciente desenvolva hipertensão arterial e arritmia cardíaca.
Ainda, esse distúrbio do sono pode se apresentar de duas formas: apneia obstrutiva do sono e a do sono central. No primeiro caso ocorre quando os músculos da garganta relaxam, durante o sono, e as vias respiratórias se fecham, em função de uma obstrução do canal respiratório.
Outras causas possíveis são obesidade, aumento das amígdalas e alterações no crânio. Já a apneia central do sono pode ocorrer após o paciente sofrer com alguma lesão cerebral causada por tumores cerebrais, acidente vascular cerebral (AVC) ou doenças degenerativas do cérebro.
Além disso, a apneia do sono se caracteriza pela diversidade de sintomas. Os mais comuns são: roncar ao dormir, acordar várias vezes à noite, paradas respiratórias ou sensação de sufocamento durante o sono, cansaço e sono ao longo do dia, vontade de urinar ou perda de urina enquanto dorme e dor de cabeça ao acordar.
3) Paralisia do sono
Trata-se de uma condição que ocorre quando o cérebro desperta, mas os músculos continuam dormentes. Assim, o indivíduo tem plena consciência do que acontece ao seu redor, mas não consegue se mexer.
No que se refere às causas, a paralisia do sono acontece quando há o despertar precoce durante a fase mais leve do sono, chamada de REM (sigla para movimento rápido dos olhos). Esse é o estágio onde temos os sonhos vívidos.
Outra possibilidade é o despertar na fase em que o corpo entra em estado de inconsciência durante o sono. Quando ocorre, o cérebro inicia um processo automático de bloqueio dos neurônios motores, impossibilitando os movimentos. Esse mecanismo nos impede de transportar para o mundo real as ações realizadas nos sonhos.
Ainda, a paralisia do sono é um transtorno associado a diferentes condições. Uma delas é a narcolepsia, distúrbio do sono que provoca a sonolência excessiva durante o dia. O problema também pode ter relação com quadros de ansiedade, depressão, estresse ou bipolaridade.
Enfim, como você pode perceber, existem diferentes tipos de distúrbios de sono, cada um com suas próprias características e causas. Portanto, caso você enfrente alguma dificuldade para dormir, procure um especialista e volte a ter ótimas noites de sono.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!