depressão

5 Coisas Que Você Não Deve Dizer A Quem Tem Depressão

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5,8% da população brasileira sofre com a depressão, sendo o maior índice da América Latina. Embora o cenário esteja mudando, a doença ainda é muito subestimada.

Neste post, explicaremos tudo o que você precisa saber para ajudar a um amigo ou familiar que sofra com essa condição. Então, se não sabe o que não deve dizer a ele, continue a leitura para descobrir.

1) Saia dessa, pense positivo 

Dizer essas frases, forçando uma postura “good vibes”, não ajuda em nada a quem sofre com depressão. Mesmo que a intenção seja boa, ela pode gerar um efeito contrário, fazendo com que a pessoa se feche ainda mais.

Isso porque a insistência em encorajá-la, fazendo com que veja o lado positivo das coisas, soa como desrespeito. Um paciente deprimido enxerga a vida na cor cinza, tendo uma visão distorcida da realidade e raramente percebe algo de positivo.

2) Você nem parece que está doente

Não é porque a pessoa está depressiva que ela nunca mais irá sorrir. Na verdade, esses momentos de alegria são cruciais para que ela consiga sair desta situação. Por isso, você não deve fazer este tipo de comentário.

As pessoas deprimidas podem ter oscilações de humor e rir não está necessariamente vinculado à felicidade e ao prazer. Às vezes, o riso pode significar ansiedade pelo fato de alguém não saber lidar com o que está ocorrendo. Ao questionar o estado emocional do indivíduo, você mais atrapalha do que ajuda.

3) Pense nas outras mazelas do mundo

Embora existam outras preocupações mundiais que são muito importantes, você não deve dizer ao indivíduo com depressão que, diante dessas mazelas, o problema dele é pequeno. Mesmo que seja, naquele momento, o estado emocional dele é o que mais lhe preocupa.

Além disso, este tipo de comentário é nocivo para o deprimido. Isso porque ele já se sente culpado por não conseguir lidar com suas emoções. Ao desvalorizar o sentimento dele, você gera uma culpa ainda maior.

4) Eu sei como você se sente

Uma frase comumente cercada de boas intenções, mas que não é real. Apenas quem enfrenta a depressão sabe o que é conviver com este transtorno. Se esse não é o seu caso, nunca repita essa frase.

Existe também um outro problema que você pode gerar. Ao dizer “eu sei como você se sente”, você poderá soar como se estivesse desprezando as emoções dele, induzindo um sentimento de impotência.

5) Você precisa sair de casa

Sim, de fato, a pessoa com depressão precisa retomar atividades que lhe tragam prazer, ajudando a liberar hormônios e neurotransmissores que aliviam os sintomas. Porém, ela simplesmente é incapaz de fazê-lo, mesmo que haja vontade.

A depressão afeta profundamente o organismo, gerando alterações no funcionamento do cérebro. Por isso, é preciso um esforço muito grande para conseguir vencer o próprio corpo. Então, você pode sim convidá-la para sair. O problema está em insistir.

Enfim, lidar com a depressão não é fácil e isso vale também para os amigos e familiares do paciente. Porém, se você deseja ajudá-lo, estimule-o a procurar ajuda médica e siga nossas dicas para não fazer comentários negativos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe