Estresse

5 Dicas Para Controlar O Estresse

O estresse é uma reação natural do organismo a situações que ofereçam algum tipo de risco, a fim de evitar prejuízos à saúde. Porém, cada pessoa reage de forma diferente. Em alguns casos, essa reação é exacerbada e constante. 

Por isso, é necessário conhecer melhor a si mesmo e desenvolver estratégias para controlar o estresse. Se esse é o seu caso, recomendamos a leitura deste texto. Nele, listamos algumas medidas que podem ajudá-lo nesse objetivo.

1) Procure um psicólogo

O psicólogo é o profissional mais capacitado a tratar as respostas emocionais. A partir da psicoterapia ele poderá ajudá-lo a lidar e a controlar o estresse. Com isso, você conseguirá identificar os gatilhos que desencadeiam essa tensão excessiva e conhecerá estratégias para lidar com ela, impedindo que afete seu estado emocional.

Existem diversas abordagens terapêuticas que podem ser utilizadas para tratar esse descontrole emocional. Em geral, a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é a técnica mais utilizada.

2) Não consuma produtos à base de nicotina, cafeína e álcool

Nicotina, cafeína e álcool são substâncias que influenciam diretamente na forma como nosso organismo responde a situações estressantes. As duas primeiras tendem a potencializar o estresse, pois são estimulantes naturais.

O álcool, mesmo sendo um depressor natural e ajudar a relaxar, também funciona como um estimulante, atuando do mesmo modo que a cafeína e a nicotina. Por isso, se, pelo menos, uma dessas três substâncias estão presentes no seu dia-a-dia, procure evitar ou diminuir o seu consumo. 

3) Não se preocupe demais

Na maioria dos casos, o estresse excessivo está relacionado a alguma frustração ou incapacidade profissional, de modo que o indivíduo não consegue corresponder às expectativas ou não é capaz de realizar as atividades propostas para ele. 

Com isso, tende a entrar em um ciclo de estresse diário, afetando sua vida e sua saúde. A melhor forma de controlar essa resposta emocional é não se preocupando demais. Caso contrário, você sofrerá as consequências da combinação entre estresse e ansiedade.

Em consequência disso, sua autoestima será afetada,  o que contribui para o aparecimento dos pensamentos e sentimentos negativos. Portanto, aprenda a se perdoar quando as coisas não saírem conforme esperado.

4) Durma bem

Ter boas noites de sono é fundamental para o controle do estresse. Isso porque, ao não dormir o necessário, o corpo permanece cansado, gerando estresse que, por sua vez, causa a insônia, o que inicia um círculo vicioso. 

Por isso, se você está lidando diariamente com essa tensão excessiva, dormir bem é o melhor remédio. Algumas dicas para favorecer o seu sono são: evitar o consumo de cafeína e o excesso de álcool durante a noite, não trabalhar até tarde, tomar um banho morno antes de dormir ou ler um livro.

5) Abandone o sedentarismo

O estresse é responsável por aumentar os níveis dos hormônios cortisol e adrenalina, chamados de hormônios de luta ou fuga. Isso porque funcionam como mecanismos de proteção diante de perigos iminentes. 

Por outro lado, a prática regular de exercícios físicos ajuda a metabolizar essas substâncias. Da mesma forma, produzem neurotransmissores que diminuem o estresse, deixando o corpo e a mente em um estado mais calmo e relaxado. 

Enfim, essas são algumas medidas eficientes para controlar o estresse. Porém, o principal recurso disponível é o acompanhamento psicológico. Dessa forma, se você sofre com essa tensão excessiva, procure um profissional de saúde mental.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe