Mental health and business. Silhouette of young adult businesswoman

6 Dicas de autocuidado com a Saúde Mental

Cuidar do corpo e da mente é crucial para manter uma vida sadia e garantir o bem-estar para cumprir todos os compromissos diários. Neste sentido, você precisa investir no autocuidado, a partir de medidas simples.

Quer conhecer um pouco mais sobre elas? Então, não deixe de ler este post. A seguir, listamos algumas das melhores dicas que você pode realizar ainda hoje. Ficou interessado? Continue a leitura.

1) Concentre-se no presente

Os principais transtornos mentais, como a depressão e ansiedade, estão conectados ao excesso de pensamentos relacionados ao passado e ao medo e preocupação com o futuro. Por isso, a melhor forma de cuidar da sua saúde mental é focar no presente.

Assim, sempre que ficar angustiado ou for impactado por esses pensamentos nebulosos, concentre-se e avalie se eles são, de fato, produtivos e se podem contribuir de alguma forma para resolver alguma questão no presente. Caso não, respire e espante esses pensamentos.

2) Exponha seus sentimentos

Uma das ações que mais prejudicam a saúde mental é o ato de guardar as coisas para si. Falar sobre o que sente ajuda a lidar com o estresse e a sobrecarga. Diferente do que muitos imaginam, não é um sinal de fraqueza.

Então, encontre uma pessoa de sua confiança e desabafe, fale sobre tudo o que está acontecendo e exponha seus sentimentos. Com isso, você será capaz de aliviar toda a tensão. Você também pode procurar um psicólogo para conversar.

3) Cuide do seu corpo

A saúde física e a saúde mental estão diretamente ligadas. Quando uma não vai bem, a outra tende a também não estar. Neste sentido, dedique parte do seu dia à prática de atividades físicas que sejam prazerosas.

Ao exercitar-se, o seu organismo aumenta a produção dos hormônios do bem-estar, como a dopamina e a serotonina. Essas substâncias deixam você mais confortável e melhoram o humor.

4) Durma bem

Descansar bem é um hábito fundamental para que o seu organismo funcione corretamente durante o dia, especialmente o cérebro. Por outro lado, quando nos privamos do sono ou não dormimos bem, contribuímos para o surgimento dos transtornos mentais.

Então, procure adotar todas as medidas necessárias para dormir, pelo menos, 8 horas por dia, tais como, não usar dispositivos eletrônicos 30 minutos antes de dormir, não exercitar-se nos horários próximos a hora de dormir e evitar o consumo de bebidas com cafeína à noite.

5) Seja resiliente

Segundo estudos, as pessoas que são mais resilientes conseguem manter o controle emocional diante das dificuldades e estão mais capacitadas a lidar com a pressão. A resiliência transforma situações complexas em desafios estimulantes.

Para desenvolver esta competência, trabalhe a positividade e não perca tempo lamentando as adversidades. Procure sempre concentrar-se em encontrar uma solução e acredite mais em si mesmo, no seu potencial.

6) Não se isole

Manter bons relacionamentos é fundamental para a nossa saúde mental, especialmente no ambiente de trabalho. Isso porque, a maioria das pessoas passa grande parte do seu tempo trabalhando.

Contudo, não concentre suas conversas em temas relacionados ao trabalho, mas também ao lazer, à família, entre outros. Caso ocorra algum mal entendido, procure resolver o quanto antes e evitar que o problema se torne algo mais profundo.

Enfim, com essas dicas você já tem o necessário para manter a sua saúde mental. Portanto, lembre-se sempre da importância do autocuidado e separe um tempo para você, para o seu corpo e para sua mente.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe