Depressão

6 Dicas para Lidar com a Depressão

Passar por períodos de tristeza é um processo natural que todos iremos enfrentar em algum momento da vida. Contudo, quando esse sentimento se aprofunda e nos faz perder o prazer pela vida, podemos estar lidando com um quadro de depressão. Nesse momento, o que fazer para conseguir conviver com essa doença? Neste post, separamos algumas dicas que podem ajudar no seu dia a dia.

1 – Se esforce para evitar o estresse

Quando estamos sob estresse, o organismo aumenta a produção de um hormônio chamado de cortisol. Caso haja o excesso dessa substância, diversos problemas de saúde podem surgir, entre eles a depressão. Por isso, procure fazer atividades físicas, ter boas noites de sono, controlar a respiração, ouvir músicas relaxantes, entre outros. Se você já se encontra em um estado deprimido, evitar o estresse tornará a sua rotina um pouco mais fácil.

2 – Tenha uma rede de apoio

Além do uso de medicamentos, das sessões de psicoterapia e outras medidas prescritas por um profissional de saúde, ter amigos e familiares a sua disposição para conversar é essencial para enfrentar a doença. Assim, construa uma rede de apoio com pessoas de sua confiança e que estejam dispostas a ouvir o que você tem a falar sobre os seus dias, os seus sentimentos e duas dificuldades. Dessa forma, você se mantém fortalecido física e mentalmente.

3 – Procure dormir bem

Existe uma relação muito próxima entre sono e humor. Quando demoramos a dormir ou temos um sono ruim, consequentemente acordamos mal humorados e sem energia para lidar com o dia. Dessa maneira, aumentam as chances de entrar em um quadro depressivo. Então, se você deseja dormir bem, colabore para que isso aconteça. Como? Desligue os aparelhos eletrônicos, relaxe nas horas antes de dormir, leia um livro, tome um banho  morno e evite consumir álcool ou cafeína a noite.

4 – Alimente-se bem

Através da alimentação recebemos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. A ausência de alguns deles, como o zinco, pode até agravar os sintomas de depressão. Por isso, é muito importante que você tenha uma alimentação saudável e nutritiva. Então, consulte um profissional de saúde especialista em nutrição para obter dicas e um planejamento alimentar equilibrado.

5 – Pratique esportes

A prática regular de atividades físicas mantém os níveis de serotonina elevados, o que faz nos sentir bem, pois é o hormônio relacionado à felicidade. Assim, mesmo que haja desânimo, se esforce para fazer uma caminhada, andar de bicicleta, correr, nadar, entre outros. Além disso, existem estudos que comprovam que a serotonina também é produzida quando lembramos de momentos felizes, somos abraçados ou tomamos sol.

6 – Lide com os pensamentos negativos

Um dos sintomas provocados pela depressão é mudar a forma como enxergamos o mundo, tornando tudo mais negativo. Dessa forma, uma maneira eficaz de combater a doença é saber lidar com esses pensamentos. Caso essa tarefa seja árdua para realizar sozinho, as sessões de terapia são muito recomendadas por profissionais de saúde. Pronto! Com a leitura deste post, você já é capaz de reconhecer a presença da depressão e, além disso, conheceu algumas maneiras de conviver com os sintomas provocados por ela. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe