Saúde mental

6 Dicas Para Manter Uma Boa Saúde Mental

Compromissos de trabalho, inúmeros e-mails, excesso de informação, redes sociais.. Enfim, são muitos os fatores que podem prejudicar a nossa saúde mental. Porém, descansar a mente é algo de extrema importância.

Você já desenvolveu hábitos que promovam o seu bem-estar? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, listamos algumas dicas essenciais para ajudá-lo a manter a sua saúde mental em dia.

1) Dê um tempo das redes sociais

Muitas pessoas gastam boa parte das suas horas diárias nas redes sociais. Porém, esse é um ambiente que se caracteriza por uma promessa constante de felicidade que automaticamente leva o usuário a fazer uma comparação sobre sua vida. 

Como resultado, tende a desenvolver baixa autoestima, tristeza e até depressão. Por isso, você precisa dar um tempo nas redes sociais e usar as suas horas para viver a vida fora das telas dos celulares. Você não precisa deixar de acessá-las, mas precisa reduzir o tempo gasto diariamente.

2) Medite

A meditação é um excelente recurso para a promoção da saúde mental. Através de um momento de relaxamento, você passa a se conhecer mais, afasta os pensamentos ruins e as preocupações do dia-a-dia.

Ainda, com a mente quieta e silenciosa, conseguimos gerenciar melhor os problemas e encontramos as soluções com mais facilidade. Além disso, você perceberá uma importante melhora na qualidade do sono.

3) Diga não ao sedentarismo

O sedentarismo é um fator de risco para a obesidade que, por sua vez, é um fator de risco para a depressão que, por sua vez, prejudica gravemente a saúde mental. Como quebrar esse ciclo? Praticando exercícios físicos com regularidade.

Por isso, diga não ao sedentarismo e separe um tempo do seu dia para exercitar-se. Não gosta de academia? Procure um esporte coletivo. Prefere praticar sozinho? Corra, ande de bicicleta, faça natação. Enfim, o importante é se movimentar.

4) Fique com a sua família

Quando concentramos todos os nossos esforços na conclusão de tarefas de trabalho ou atividades acadêmicas, estamos perdendo a oportunidade de conviver com amigos e familiares, o que pode prejudicar sua saúde mental.

Para levar uma vida mais leve e agradável, passe tempo ao lado das pessoas que você ama. Obviamente você não precisa negligenciar a sua vida profissional. O segredo é o equilíbrio. A qualidade do tempo juntos é melhor que a quantidade.

5) Tenha boas noites de sono

O nosso corpo se regenera enquanto dormimos. Então, se você dorme pouco, o que acha que isso significa? Embora haja uma orientação padrão para 8 horas de sono, cada pessoa tem uma necessidade diferente. O importante é conhecê-la e respeitá-la, nem mais e nem menos.

6) Alimente-se bem

A alimentação também influencia diretamente na sua saúde mental. Quando priorizamos o consumo de alimentos ultraprocessados, industrializados ou hipercalóricos, ficamos mais suscetíveis a problemas que afetam nossas emoções.

Ainda, com uma alimentação balanceada e bem distribuída ao longo do dia, você promove o equilíbrio do organismo. Caso contrário, você pode sentir-se fraco durante o dia ou até comprometer órgãos que ajudam na manutenção corporal e orgânica.

Então, se você, de fato, preocupa-se com sua saúde mental, agora não tem mais razões para manter hábitos prejudiciais. Siga nossas dicas e leve uma vida saudável, feliz e equilibrada. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe