O psiquiatra é um médico especializado no diagnóstico e no tratamento de doenças que causam perturbação e sofrimento mental.
Infelizmente, ainda existe muito preconceito em relação aos transtornos psicológicos, pois a sociedade não os vê com a mesma atenção e carisma que olha para os problemas físicos.
Há dificuldade de compreender quando algo não vai bem em âmbitos diversos. Também por isso, muitas pessoas demoram para buscar auxílio médico.
Consultar um médico especialista em psiquiatria, neste contexto, é primordial para ganhar em qualidade de vida, para melhorar as relações interpessoais e para reorganizar o funcionamento da mente.
Acompanhe este artigo e saiba se está na hora de buscar um profissional em saúde mental para auxiliá-lo a lidar melhor com as coisas que o afligem. Confira!
O que faz um psiquiatra?
O psiquiatra é um médico, ou seja, profissional graduado em medicina que tem especialização em psiquiatria. Durante o período de especialização, foi treinado para compreender, identificar e prescrever tratamentos eficazes e de qualidade para indivíduos que apresentam problemas cuja origem está na mente.
O psiquiatra está apto a trabalhar com questões de dependência química, depressão, ansiedade e diversos transtornos de humor. Ao contrário do psicólogo, que oferece tratamento terapêutico, o especialista em psiquiatria pode receitar medicamentos, inclusive os de uso controlado.
Quando devo procurá-lo?
Existem alguns fatores que sinalizam a necessidade de buscar ajuda competente. Dentre os sintomas mais evidentes estão:
Oscilações de humor
Sentir-se bem em um momento e chateado em outro é normal, desde que haja motivo para isso. Se aquilo que é bom, causa uma euforia intensa e o que não é tão agradável, provoca reações de raiva desproporcional, crises de choro ou atitudes violentas, é importante procurar um especialista.
Transtornos de humor acometem uma boa parte da população. A depressão, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, atinge a quase 6% da população brasileira. O transtorno bipolar, por sua vez, afeta cerca de 4% da população (e é uma das doenças que mais causa suicídio).
Muita sonolência ou insônia
Transtornos de ansiedade, bem como a depressão, podem causar dificuldade para dormir, pouco apetite (ou demasiado) e, às vezes, sonolência e exaustão, mesmo depois de oito horas de sono.
Sentimento de infelicidade, melancolia, pessimismo ou ideações suicidas
Estar constantemente triste é sinal de que algo não está bem. Se essa tristeza vem acompanhada por ideações suicidas ou pela perda de prazer em atividades cotidianas, precisa ser combatida imediatamente.
Uso de remédios sem indicação ou de substâncias ilícitas
O vício é um caminho complexo. Dificilmente as pessoas que estão viciadas em substâncias como o álcool ou as drogas conseguem abandonar o consumo sem a ajuda de medicação auxiliar e acompanhamento especializado.
Confie no médico psiquiatra: ele é capacitado para entender o que você está passando e tem como objetivo encontrar a melhor forma de ajudá-lo a deixar este momento para trás.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde.