Alterações de humor depois de momentos difíceis, em dias estressantes ou após situações de tensão ou felicidade intensa são comuns. A situação começa a ser um problema quando as oscilações são diárias, constantes e alteram não apenas as relações interpessoais, mas o próprio bem-estar e a vida profissional.
Existem perturbações de ordem mental que podem provocar, entre outras coisas, alterações significativas no estado de humor dos indivíduos afetados. Se você gostaria de saber um pouco mais sobre elas, este artigo foi feito para você.
Alterações de humor e alterações psíquicas
Entre as síndromes e transtornos que podem causar alterações significativas estão:
Síndrome depressiva
Caracterizada pela diminuição da energia, sentimento de culpa, baixa autoestima, dificuldade de comer e humor deprimido, com perda de interesse por atividades que costumavam ser interessantes e agradáveis.
Indivíduos com depressão podem apresentar, também, ideações suicidas, insônia e dificuldade de memorizar informações. Por essas razões, precisam ser tratados de forma coerente, com auxílio de medicação e acompanhamento psicológico.
Síndrome maníaca
Caracterizada por humor instável, indivíduos com síndrome maníaca podem idealizar grandes feitos, tendem a ter fala rápida e alta e podem oscilar entre momentos de entusiasmo, euforia, alegria e reações violentas, especialmente quando censurados ou criticados de alguma forma.
Pessoas com essa enfermidade têm dificuldade para focar, têm pouco filtro social e, por não conseguirem discernir muito bem situações em que há perigo, podem se colocar em atividades prazerosas com potencial para consequências graves.
Apostar, beber, dirigir e se envolver em atividades sexuais sem a devida proteção, por exemplo, são atitudes que podem ser tomadas por indivíduos nessas condições.
Hipomania
Diferentemente da mania, que é extrema, a hipomania é uma condição mais branda. Seus efeitos, embora similares, não são tão agressivos quanto o da síndrome maníaca.
Transtorno bipolar
É caracterizado por episódios maníacos, seguidos por episódios de ordem depressiva. Pessoas que apresentam transtorno bipolar têm alterações de humor que variam entre os pólos; ou seja, podem alternar entre alegria extrema, euforia e comportamento extrovertido e tristeza, melancolia e aborrecimento profundos.
O transtorno bipolar pode ser brando ou grave. Em qualquer uma das situações, no entanto, deve ser acompanhado por médicos especializados e tratado com medicação.
Transtorno relacionado induzido por substância ou medicamento
Similar ao transtorno bipolar, causa oscilações de humor entre depressão e euforia. Esses estados, porém, surgem após o uso de alguns tipos de medicação.
Quando os sintomas persistem após a retirada dos medicamentos, a condição é considerada como sintoma de transtorno bipolar real e não mais de um transtorno induzido.
Essas são apenas algumas das causas de ordem psiquiátrica que podem fazer com que os indivíduos alternem estados de ânimo com mais frequência do que seria esperado. Existem outros problemas que podem ser diagnosticados, desde que avaliados os outros sintomas que ocorrem ao indivíduo.
Quando as alterações de humor começam a atrapalhar o desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa, devem ser investigadas por um especialista. Apenas um psiquiatra competente pode fazer uma avaliação e recomendar um tratamento eficaz.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde.