Falta de motivação para participar das coisas que ama, sentimentos de desesperança, cansaço, incapacidade de dormir bem ou se concentrar: tudo isso pode ter como resultado sofrimento nos relacionamentos em casa e no trabalho e pode ser um dos vários sinais de depressão que, se persistir, pode afetar de forma adversa a saúde em geral.
Pessoas com depressão muitas vezes exibem uma falta de motivação para se envolver em atividades normalmente prazerosas, como seus hobbies favoritos ou sexo. Elas podem se tornar cada vez mais isoladas e evitar compromissos sociais, como passeios com seus entes queridos.
A depressão pode afetar mais do que o humor e os relacionamentos. Pode piorar as condições de dor crônica, ter efeitos adversos na função sexual e causar distúrbios do sono.
A pessoa deprimida pode desenvolver uma falta de motivação para cuidar de si mesmo e seguir bons hábitos de vida, como fazer uma dieta saudável e se exercitar regularmente. Além de poder se voltar para o álcool, tabaco ou drogas para lidar com sua depressão.
A depressão pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa, mas, em geral, é preciso ficar alerta para alguns sinais:
- sentimentos de desamparo, desespero, arrependimento ou inutilidade;
- sentir-se como um fardo para sua família ou amigos;
- problemas de concentração e diminuição da nitidez mental;
- mudanças no apetite;
- aumento da irritabilidade, raiva ou agressividade;
- alterações nos hábitos de sono;
- comportamento impulsivo / escapista;
- pensamentos suicidas.
Existem inúmeros caminhos para a depressão, que pode ocorrer, por exemplo, por um desequilíbrio bioquímico, uma perda de um ente querido, um relacionamento difícil ou uma perda de estrutura devido a aposentadoria ou desemprego. Felizmente, há muito o que fazer para reverter esse quadro. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, em 2016 quase 7% de todos os adultos dos EUA experimentaram um episódio depressivo maior, definido como um período de pelo menos duas semanas de humor deprimido, perda de interesse ou prazer e outros sintomas.
Considerando todas essas potenciais ramificações da depressão, especialistas recomendam que todos os adultos sejam rastreados para depressão. Seu médico de atenção primária pode encaminhá-lo para um atendimento especializado, se necessário. Então, se você ainda não o fez, converse com seu médico sobre sua falta de motivação e perda de interesse nas coisas de que você gosta e pergunte sobre a detecção de depressão. Esteja aberto para discutir seu humor e a variedade de estratégias que podem ajudá-lo a recuperar sua vida.
Se você tem falta de motivação para sair e se mexer, convide um amigo ou ente querido a se exercitar com você. Vocês podem se ajudar um ao outro a aderir a uma rotina regular de exercícios, mesmo nos dias em que você não se sentir bem. Envolvendo alguém em seu regime de atividade física também mantém você socialmente envolvido e, nas circunstâncias certas, pode desafiá-lo intelectualmente também.
Além disso, considere estratégias de aconselhamento como terapia comportamental cognitiva (TCC) , em que você é questionado sobre suas emoções, pensamentos, crenças e escolhas comportamentais, na tentativa de identificar pensamentos ou comportamentos negativos e substituí-los por pensamentos positivos.
Como parte da TCC, você pode participar de abordagens meditativas, como a oração, o yoga , o tai chi e o treinamento da atenção plena, nas quais você se senta em silêncio, focaliza sua respiração e fica atento ao momento presente.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!