Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, as fobias são as doenças psiquiátricas mais comuns entre as mulheres e a segunda mais comum entre os homens. O Instituto Nacional de Saúde Mental sugere que as fobias afetam aproximadamente 19,2 milhões de adultos dos Estados Unidos. Essas fobias tipicamente emergem durante a infância ou adolescência e continuam na idade adulta.
Há uma série de explicações para o desenvolvimento das fobias, incluindo as teorias evolutivas e comportamentais. Seja qual for a causa, as fobias são condições tratáveis, que podem ser minimizadas e até mesmo eliminadas com técnicas de terapia cognitiva e comportamental e medicação.
No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Trânsito (Abramet), dois milhões de brasileiros não dirigem por medo. As mulheres são a maioria e somam 75% desse número.
Conheça outros dez objetos ou situações mais comuns que levam a um medo e sintomas marcados, como tontura, náusea e falta de ar. Em alguns casos, esses sintomas se transformam em um ataque de pânico completo. Essas fobias comuns normalmente envolvem o meio ambiente, os animais, o medo de injeções e de sangue, bem como certas situações específicas.
1. Aracnofobia
É o medo de aranhas e outros aracnídeos. Esta fobia é bastante comum, afetando até 1 em cada 3 mulheres e 1 em 4 homens.
2. Ofidiofobia
É o medo de cobras. Essa fobia é bastante comum e frequentemente atribuída a causas evolutivas, experiências pessoais ou influências culturais.
3. Acrofobia
É o medo das alturas, afeta cerca de 23 milhões de adultos. Esse medo pode levar a ataques de ansiedade.
4. Aerofobia
É o medo de voar, afeta cerca de 8 milhões de adultos dos EUA, apesar do fato de que os acidentes de avião são realmente muito incomuns. Cerca de 1 em cada 3 pessoas tem algum nível de medo de voar.
5. Cinofobia
O medo de cães é frequentemente associado a experiências pessoais específicas, como ser mordido por um cão durante a infância. Tais eventos podem ser bastante traumáticos e podem levar a respostas de medo que duram até a idade adulta.
6. Astrofobia
É um medo de trovões e relâmpagos. As pessoas com essa fobia experimentam sentimentos avassaladores de medo quando encontram tais fenômenos relacionados ao clima.
7. Tripanofobia
É o medo de injeções, uma condição que às vezes pode levar as pessoas a evitar tratamentos médicos e consultas. Como muitas fobias, esse medo muitas vezes não é tratado porque as pessoas evitam o objeto e a situação desencadeante.
8. Fobia social
Envolve o medo de situações sociais e pode ser bastante debilitante. Em muitos casos, essas fobias podem se tornar tão graves que as pessoas evitam eventos, lugares e pessoas que possam desencadear um ataque de ansiedade.
9. Agorafobia
Envolve o medo de ficar sozinho em uma situação ou local onde a fuga pode ser difícil. Este tipo de fobia pode incluir o medo de áreas lotadas, espaços abertos ou situações que possam desencadear um ataque de pânico.
10. Misofobia
O medo excessivo de germes e sujeira, pode levar as pessoas a fazerem limpezas extremas, lavarem as mãos compulsivamente e até mesmo evitarem situações consideradas sujas. Em alguns casos, essa fobia pode estar relacionada ao transtorno obsessivo-compulsivo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!