Muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre qual profissional procurar no momento que descobrem um transtorno mental. Sabe-se que psicólogos e psiquiatras são profissionais que trabalham com a mente humana, mas qual a diferença entre suas funções?
Para entender as responsabilidades de cada especialidade, é importante, observar que, nos dias de hoje, são cada vez mais frequentes os desequilíbrios no sistema psíquico das pessoas. Esses estados, em muitos casos, são reflexo dos fatores socioambientais aos quais estamos submetidos.
Uma rotina extenuante, grandes traumas, problemas de relacionamento e financeiros são condições que, muitas vezes, causam extremo desgaste emocional. Elas podem desencadear problemas mentais em algumas pessoas.
Esses problemas são causados por desequilíbrios químicos no cérebro. Alguns deles podem não ser causados por fatores do contexto social; podem ter origem genética, sendo próprios do organismo da pessoa afetada.
Atualmente, problemas como a depressão e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) estão entre as 10 doenças que mais tiram a capacidade de o indivíduo viver seu dia a dia normalmente, segundo um estudo da Universidade de Harvard.
Em função dessas informações, é fundamental saber a quem procurar quando se percebe a dificuldade de se administrarem de forma saudável as emoções e os pensamentos.
Para saber se a melhor opção é um profissional de psiquiatria ou um de psicologia, este artigo esclarece a questão.
Quando devo procurar o psicólogo?
O profissional da área de psicologia pode ajudar no que se refere à realização de uma análise comportamental do indivíduo. Ele ouve o caso e, a partir da observação de atos e comportamentos, poderá apontar alternativas para que a pessoa lide melhor com as suas emoções e com os seus pensamentos.
O psicólogo, de forma geral, auxilia aqueles que buscam orientações para problemas na vida emocional, social e profissional. Ele também pode ajudar no tratamento de distúrbios psiquiátricos, trabalhando em conjunto com o psiquiatra para restabelecer a saúde mental do doente.
Quando devo procurar o psiquiatra?
A psiquiatria é uma área da medicina especializada no tratamentos dos sofrimentos mentais. O médico psiquiatra é o único habilitado a prescrever medicamentos para esses casos.
Se o quadro apresentado envolve um transtorno que o indivíduo não consegue administrar sozinho, o psiquiatra poderá prescrever remédios e terapias que o ajudem a resolver o problema.
Entre os transtornos tratados pela psiquiatria estão a depressão, o transtorno da ansiedade generalizada, o transtorno do pânico, o transtorno obsessivo-compulsivo, estresse pós-traumático, alcoolismo, psicose, esquizofrenia, entre outros.
Se as emoções e os pensamentos provocam sintomas e comportamentos que começam a comprometer a qualidade de vida, o ideal é consultar um profissional da área de psiquiatria.
Se for o caso, o psiquiatra indicará o acompanhamento de um psicólogo com o intuito de complementar o tratamento prescrito. Logo, ambos podem trabalhar em conjunto para a recuperação do indivíduo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!