O transtorno de personalidade narcisista é uma disfunção de comportamento que traz muitas complicações para quem convive com a pessoa afetada. O narcisismo, como também é conhecido, faz o indivíduo reconhecer apenas a própria vontade, não demonstrando empatia.
Reconhecida como uma doença mental, o transtorno faz a pessoa, a partir da fase adulta, apresentar um comportamento que reflete a preocupação apenas consigo mesma, ignorando as necessidades alheias.
O narcisista acredita ser o melhor em suas funções, não reconhecendo o mérito do outro, a não ser que o outro seja uma autoridade ou personalidade admirada pelo doente.
Este artigo ajuda a reconhecer os sintomas desse transtorno de personalidade e aborda o tratamento para esse quadro, que é, reconhecidamente, um problema de ordem psiquiátrica.
Como identificar os sintomas?
O principal problema com a síndrome de personalidade narcisista é que quem percebe os sintomas nem sempre é o próprio doente. Em geral, são pessoas do convívio íntimo que sofrem com o comportamento do narcisista.
Há muita dificuldade de convívio com o indivíduo acometido pelo transtorno, principalmente quando ele se dá no ambiente familiar ou de trabalho. Há casos em que filhas sofrem com mães narcisistas extremamente controladoras e outros em que trabalhadores passam por estresse intenso com chefes arrogantes e manipuladores.
Engana-se quem pensa que os portadores da síndrome só fazem os outros sofrerem. O sofrimento próprio também pode ser intenso e ocorrer a partir da dificuldade de lidar com mágoas, derrotas e com a adaptação social. Em função disso, alguns indivíduos apresentam outros transtornos psiquiátricos como a depressão e o transtorno de ansiedade generalizada.
Os principais indícios são observados quando a pessoa passa a apresentar sentimento de autoridade, crença em ser único e dotado de talentos especiais – mesmo quando não os têm –, arrogância, necessidade de atenção constante, rejeição à avaliação alheia, manipulação do outro em favor de suas próprias necessidades e constante autorreferência.
Como um transtorno de personalidade, o narcisismo é um desvio na forma como uma pessoa se comporta, age e se relaciona em determinado contexto social. Por isso, só é possível diagnosticar a síndrome na vida adulta, que é quando a personalidade de cada um está formada.
Existe tratamento para o narcisista?
A maior dificuldade no tratamento do narcisismo é o próprio indivíduo reconhecer que há alguma coisa errada com o seu comportamento. O portador da doença narcisista não a reconhece como patologia, que pode ser um grande obstáculo para o tratamento adequado.
Para a área da saúde, essa síndrome deve ser tratada como doença, pois traz sofrimento para o indivíduo. Mesmo sem nenhuma conclusão científica para o transtorno da personalidade narcisista, ela pode ser tratada com medicamentos prescritos pelo psiquiatra e com psicoterapia.
O maior ganho com o tratamento é a possibilidade de o indivíduo restabelecer relações saudáveis com as pessoas e consigo mesmo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!