Transtorno bipolar

Transtorno bipolar – O que é e como tratar

O Transtorno Afetivo Bipolar, também chamado de transtorno bipolar, é um tipo de doença mental grave, no qual o indivíduo sente intensas variações de humor, que podem ser identificados através de comportamentos maníacos e depressivos. Isto é, a pessoa que tem transtorno bipolar pode, em alguns momentos, se sentir muito bem independentemente da situação, da mesma forma que pode se sentir em uma depressão profunda diante de exatamente a mesma situação.

Até um certo ponto essas variações de humor são comuns. No entanto, no caso das pessoas com transtorno bipolar, as oscilações entre o bom humor e a depressão são extremamente intensas e acabam afetando diversas áreas de sua vida como as relações no trabalho e o convívio familiar. O indivíduo geralmente  tem o sono afetado, sofrendo ainda com crises de insônia e falta de energia para as atividades do dia a dia. A diferença das mudanças bruscas de humor entre uma pessoa normal e um paciente com transtorno bipolar é que neste último caso, as alterações acontecem sem um motivo específico, enquanto que as pessoas normais tendem a ter essas mudanças diante de algumas situações que de fato interferem no humor de qualquer um.

Como a doença se manifesta?

Sobre o transtorno bipolar, não existe uma lógica para uma sequência de comportamentos. Ou seja, não significa que por conta da pessoa estar em seu estado maníaco, necessariamente o próximo comportamento seja depressivo. Isso porque vale lembrar que uma pessoa com esse tipo de transtorno também vive em estados normais por alguns períodos, portanto depois de um estado depressivo, por exemplo, ela pode permanecer no seu estado normal (isto é, sem alterações) e logo em seguida voltar a ficar depressiva.

Nos casos mais avançados e graves de transtorno bipolar, o paciente pode ainda se distanciar da realidade, apresentando alucinações e delírios, que podem durar alguns minutos ou até semanas.

Tratamentos para o transtorno bipolar

O transtorno bipolar, assim como a maioria dos transtornos mentais, não possui cura, apenas tratamentos. Com os procedimentos adequados, a pessoa consegue muito bem controlar as suas emoções e reduzir significativamente as oscilações de humor, podendo ter uma vida normal.

O primeiro passo para iniciar o tratamento é procurar um especialista – no caso, um psiquiatra. Ele é quem dará o diagnóstico e, a partir da análise do paciente, indicará o melhor tratamento para o caso. Na maioria das vezes, os procedimentos se resumem a medicamentos e sessões de psicoterapia. Além disso, é fundamental que o paciente conviva com pessoas que estejam realmente dispostas a ajudar e que frequente espaços mais tranquilos e menos tumultuados no início do tratamento, que possam afetar diretamente os estados de humor.

O transtorno bipolar pode manifestar-se em qualquer etapa da vida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde.

O que deseja encontrar?

Compartilhe