Buscar por um tratamento psiquiátrico é fundamental para quem tem problemas relacionados ao abuso de drogas e outras substâncias pois essa é a melhor forma de se conseguir fazer um programa de reabilitação e evitar transtornos graves relacionados ao uso de drogas.
Entre os transtornos que podem ser desencadeados pela dependência química estão a esquizofrenia, a depressão e a síndrome do pânico, entre diversos outros.
Em primeiro lugar é essencial compreender que, para ajudar um dependente químico, é imprescindível entender quais foram os motivos que o levaram a estabelecer essa relação com a droga. Por isso mesmo que ao iniciar o tratamento psiquiátrico, o médico psiquiatra geralmente indica acompanhamento psicológico conjunto.
Quer saber mais sobre o uso de drogas e o tratamento psiquiátrico? Confira nesse artigo todas as dicas e informações que eu tenho para você!
Qual a importância do tratamento psiquiátrico para quem está viciado em drogas?
O tratamento psiquiátrico é essencial para quem apresenta um quadro de dependência química porque trata-se do primeiro passo que o paciente segue a fim de abandonar o vício.
O psiquiatra é um profissional que já está acostumado a lidar com usuários de droga e está apto para receitar os medicamentos necessários para que o paciente consiga superar as crises de abstinência e a dependência das substâncias.
Nesse aspecto, vale ressaltar que é possível fazer o acompanhamento psiquiátrico com ou sem internação. De forma geral, a internação é recomendada em quadros de dependência química mais severos, nos quais o paciente oferece risco à própria vida e/ou à vida de terceiros. Em relação à internação por sua vez, ela pode ser voluntária, que é quando o paciente está de acordo com a internação ou compulsória, no qual é internado contra a vontade.
Quais os benefícios do acompanhamento psiquiátrico para dependente químico?
É muito frequente que pessoas que abusem de substâncias também apresentem quadros de agressividade, compulsão e depressão.
Em muitos casos a pessoa passa o maior tempo do dia fora de casa e alguns indivíduos chegam a abandonar o lar para poder usar a droga nas ruas. Daí vem a importância de fazer o acompanhamento psiquiátrico para que a pessoa possa fazer parte de um programa de reabilitação.
O psiquiatra não apenas indica os medicamentos necessários para que o paciente consiga superar as crises de abstinência, como também é responsável por encaminhá-lo ao terapeuta e, se necessário, para algum programa de reabilitação em grupo.
Para as famílias que querem ajudar o ente querido a sair das drogas, o psiquiatra também é fundamental, pois é o único profissional habilitado para recomendar a internação compulsória, caso esse recurso seja necessário para o paciente.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde.