redes sociais

O impacto das redes sociais no bem-estar

Os números são impressionantes: existem no mundo cerca de 7,6 bilhões de pessoas. Desse total, mais da metade, 53%, tem acesso à internet, sendo que 43% são usuários ativos de redes sociais, segundo dados de uma pesquisa realizada pela Hootsuite, empresa de monitoramento de redes sociais. 

O Brasil ocupa o terceiro lugar no mundo em tempo de uso de internet, com a média diária de 9 horas e 14 minutos. Se considerarmos apenas os dispositivos móveis, o país ocupa o segundo lugar, com 4 horas e 21 minutos. Ainda, de acordo com o relatório, 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais.

Não há como negar que esse tipo de mídia faz parte da realidade e da rotina da população. No entanto, passada a euforia inicial, já é possível perceber que as redes sociais têm um grande impacto no bem-estar e na saúde mental de quem as utiliza.

Neste post, entenderemos um pouco mais sobre o assunto. Confira!

Impacto das redes sociais na autoestima e no bem-estar 

Uma pesquisa americana, realizada com pessoas com idade entre 18 e 34 anos, apontou que o uso das redes sociais gera impacto na auto imagem, fazendo com que seus usuários se sintam inadequados e pouco atraentes. Outro estudo mostrou que, ao visualizar fotos de outras pessoas em mídias sociais, os usuários tendem a sentir uma diminuição imediata de autoestima. 

Isso acontece porque o uso dessas mídias faz com que nos comparemos àqueles que seguimos. Tiramos a errônea conclusão de que eles são mais atraentes e mais felizes. 

Por ser um tema extremamente atual, vários estudos são realizados acerca desse impacto. Outra análise mostrou que quanto mais tempo do dia uma pessoa utiliza nas redes sociais, pior emocionalmente ela tende a se sentir, além de ficar mais insatisfeita com a própria vida. 

Em contrapartida a todos esses experimentos, outra pesquisa mostrou que as redes sociais podem servir como uma ferramenta de apoio para quem sofre de alguma instabilidade emocional. Isso porque ao compartilhar o que está sentindo, o usuário poderá receber mais apoio de seus seguidores. 

Como proceder em relação às redes sociais

De uma forma geral, as redes sociais e a internet ainda são uma realidade muito recente para a nossa sociedade. Serão necessários ainda mais estudos com o objetivo de descobrir se existe um padrão de comportamento que faça com que as mídias sejam muito mais do que uma ferramenta de laços sociais. Além disso, é preciso entender qual o impacto que ela promove na saúde mental e na autoestima de seus usuários. 

Entretanto, já é possível perceber que sentimentos, como ansiedade em querer ser reconhecido e ganhar likes são cada vez mais constantes. 

É preciso entender que as redes sociais não correspondem à realidade de uma pessoa. Um usuário tende a postar apenas os momentos felizes: passeios, viagens, jantares e compras. 

Por isso, vale a reflexão: quantas horas por dia eu utilizo as redes sociais? O que eu sinto enquanto navego pelo meu feed? Será que isso está me afetando de alguma maneira? Eu fico frustrado quando não recebo a devida atenção em minhas postagens? 

A resposta dessas perguntas pode ajudar você a perceber se suas redes sociais proporcionam ou não bem-estar. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe