A taxa de suicídio, a cada dia que passa, se torna mais preocupante e já é considerada um problema social.
Depressão muitas vezes é uma doença silenciosa, que faz com que muitas pessoas que se sintam infelizes e acabem tirando a própria vida. Pensamentos suicidas tem tomado conta da vida de muitos jovens e adultos, que por um motivo ou outro, acabam sentindo que a morte é uma solução para seus problemas e se submetem a diversas tentativas de suicídio, até conseguirem êxito.
A verdade é que, diferente do que todo mundo pensa, a pessoa que está planejando cometer um suicídio apresenta alguns sinais em seu dia a dia, que, se levados a sério, mostram muito bem o que pensam em fazer. Muitos casos podem ser evitados se prestarmos atenção a esses sinais.
Conseguir identificar esse risco e encaminhar o indivíduo para um acompanhamento especializado é mandatório.
Veja 4 sinais de comportamento que uma pessoa que está planejando suicídio apresenta:
1 – Frases impactantes de alarme – o grande erro da sociedade é encarar o suicídio como uma forma de chamar a atenção. Na verdade, a maioria das pessoas que falam em suicídio estão realmente pensando em cometer o ato, mas ainda procuram alguma ajuda. Se você convive com alguém que tenha algum comportamento diferente, e que fale com frequência as seguintes frases: “eu quero morrer”, “eu não aguento mais essa vida”, “estou cansado de tudo”, preste atenção e procure ajuda!
2 – Drogas e álcool – de acordo com estudos, de todas as pessoas que já tentaram ou cometeram suicídio grande parte apresentava algum problema mental ou estava sob o efeito de drogas. Quando esses dois fatores são combinados, ou seja, quando a pessoa tem qualquer transtorno psiquiátrico e consome bebidas alcoólicas ou outro tipo de droga, a atenção deve ser redobrada. Segundo os estudos, a depressão aliada ao consumo de álcool é uma das principais causas de morte no mundo.
3 – Depressão grave – não são todos os casos de depressão que levam o indivíduo a pensar em suicídio. No entanto, é preciso tomar cuidado com os casos de depressão grave, onde a pessoa não demonstra interesse por nada, nem pela própria vida e nem pela vida dos outros. Onde o seu mundo deixa de ser colorido e passa a ser preto e branco. Nestes casos, as chances de suicídio são extremamente altas, pois a pessoa realmente acredita que a sua vida não tem mais solução a não ser a morte.
4 – Mudanças inesperadas – e por fim, outro sinal de comportamento que uma pessoa que está pensando em suicídio apresenta são mudanças inesperadas. Pessoas que estão afetadas por algum tipo de problema psicológico e que estão propensas ao suicídio mudam de comportamento de uma hora para outra. Então, se o indivíduo tem, por exemplo, um hobby do qual gostava muito e o abandou de repente, pode ser um sinal alarme.
Esses são alguns sinais que uma pessoa prestes a cometer suicídio apresenta. O ideal é ter sempre a ajuda de um especialista para entender melhor cada caso e encontrar a melhor solução.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde.