Parassonias

Parassonias: causas e tratamentos

Parassonias são transtornos comportamentais episódicos que acontecem no início, durante o sono ou ao despertar. Seu diagnóstico é clínico e o tratamento inclui medicamentos e psicoterapia. Os estágios da consciência humana são classificados em estado de vigília, sono REM e sono não REM (NREM). As parassonias acontecem quando esses estágios coexistem, rebaixando as funções cognitivas, porém, as funções motoras da pessoa encontram-se ativas. Esses transtornos no sono NREM podem ser identificados pelo despertar confusional, sonambulismo e terror noturno. Já no sono REM, as manifestações caracterizam-se por comportamentos atípicos e⁄ou vocalização durante o sono.

Causas das parassonias

Este transtorno é mais comum na infância e vai diminuindo ao longo do tempo. Em geral, ocorrem por questões genéticas, lesões cerebrais e transtornos psiquiátricos. Podendo ainda ser causado pelos seguintes fatores:
  • Depressão;
  • Estresse;
  • Apneia do sono;
  • Drogas;
  • Antidepressivos;
  • Fatores biológicos.

Principais sintomas

Os sintomas variam de acordo com a fase do sono em que ocorre o distúrbio. As parassonias do sono NREM apresentam grande ocorrência de predisposição genética. O sonambulismo caracteriza-se por episódios de despertar parcial no profundo sono, com comportamentos involuntários, como sentar, levantar e andar, durando de poucos minutos a meia hora. O terror noturno são eventos de despertar de forma súbita, acompanhado de gritos, em que a pessoa senta na cama apavorada, suando e coração acelerado. Geralmente, ela não se lembra do ocorrido, que dura entre 3 a 5 minutos, com retorno imediato ao sono. Despertar confusional, também no sono NREM, são despertares em que a pessoa apresenta fala arrastada, sudorese e comportamento estranho, como choro ou agressividade. Dura entre 5 a 15 segundos, normalmente, podendo se estender por uma hora. As parassonias do sono REM caracterizam-se por dois fenômenos preponderantes, que são os sonhos e a falta de tônus muscular. Os pesadelos provocam um despertar assustado, com estórias de conteúdo desagradável e aterrorizante. Diferente do terror noturno, os pesadelos raramente incluem falas ou gritos. No transtorno comportamental, há um comportamento dramático podendo provocar lesões leves a graves durante o sonho. Neste caso, a pessoa pode se agredir inconscientemente.

Diagnóstico e tratamento das parassonias

O diagnóstico é realizado após uma análise detalhada da história clínica do paciente, eliminando a associação de outros transtornos do sono. Em alguns casos, é preciso realizar um exame de polissonografia para uma avaliação fidedigna. Os tratamentos variam de acordo com o tipo de distúrbio apresentado. No caso do sono NREM, é feito um aconselhamento e instruções à família a respeito da doença para a adoção de práticas de segurança e prevenção de acidentes. Em alguns casos, é preciso o uso de medicamentos. Para o tratamento dos transtornos do sono REM, é feito uma avaliação neurológica e o uso de medicamentos que atuam no sistema nervoso. Isso porque eles podem estar associados a alguns distúrbios neurológicos. A enurese noturna é outra patologia associada às parassonias. Caracterizada pela eliminação involuntária da urina, o tratamento consiste em apurar prováveis causas renais e de sono, como apneia. Caso essas associações não sejam confirmadas, utiliza-se terapia com alarme e medicamentos, que inibem a produção de urina. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe