A amnésia é um transtorno de memória que consiste na incapacidade total ou parcial da pessoa em se lembrar de fatos e informações antigas ou recentes. A alteração pode ter causas físicas ou psicológicas, como estresse, lesão cerebral, doenças orgânicas e dependência química. Em relação à duração, a condição pode ser transitória ou persistente, mas geralmente a perda de memória pode impactar fortemente a vida de quem tem esse
deficit. Como você pode supor, existem vários tipos de amnésia. A seguir você confere as principais características de cada um deles.
Tipos de amnésia
Amnésia Retrógrada
Esse tipo é marcado pela dificuldade de acessar as lembranças anteriores ao momento do trauma que causou a perda de memória. Nesse caso, o indivíduo pode esquecer apenas alguns episódios ou toda a própria vida pregressa. A memória implícita permanece intacta, por isso processos automáticos e procedimentais, como andar de bicicleta ou passar a marcha do carro, são preservados. Cumpre salientar que o quadro não impede que novas memórias sejam criadas.
Anterógrada
Diferentemente da retrógrada, a anterógrada é a incapacidade de formar novas lembranças a partir do momento do trauma. Os dados armazenados antes da lesão continuam guardados na memória, mas a pessoa tem dificuldade de criar novas recordações. Apesar disso, ele pode aprender habilidades procedimentais, e esses novos conhecimentos serão internalizados, embora o indivíduo não se lembre conscientemente deles. Tanto na retrógrada como na anterógrada, boa parte dos casos é resultante de lesões orgânicas em que estruturas temporais e hipotalâmicas sofrem danos.
Global transitória
A global transitória geralmente não ultrapassa 24 horas e não deixa sequelas. Nesse tipo, a pessoa permanece com o comportamento normal, mas, durante um período, não retém informações, configurando um quadro episódico de amnésia anterógrada. Pesquisas apontam que essa perda de memória tem ligação com isquemia transitória e dificilmente há um 2º episódio.
Amnésia Psicogênica
A psicogênica também é temporária e pode tanto ser retrógrada quanto anterógrada. Esse tipo acontece em razão de traumas psicológicos, sendo que a memória costuma voltar dias depois do início da perda de memória. Alguns pacientes se esquecem permanentemente de alguns fatos da vida.
Amnésia Alcoólica
A alcoólica é caracterizada pelo
deficit de memória sem que ocorra a perda da consciência. A pessoa pode continuar falando e se movimentando, porém, quando passarem os efeitos da bebida alcoólica, ela não se lembrará do que fez quando estava alcoolizada.
Síndrome de korsakoff
A síndrome de
korsakoff é um tipo grave de perda de memória, cuja causa principal também é o alcoolismo, que leva o organismo à deficiência de tiamina (vitamina B1) no cérebro. Dentre os sintomas desse quadro, está a incapacidade de reter na memória os novos acontecimento e habilidades. Além disso, o paciente com essa síndrome pode apresentar manifestações neurológicas, como movimentos descoordenados e perda de sensibilidade nas mãos e pés. Esses são os principais tipos de amnésia. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
psiquiatra em Lucas do Rio Verde!