depressão

Mitos e Verdades Sobre a Depressão

Segundo o portal do Ministério da Saúde brasileiro, a prevalência de depressão no Brasil está em torno de 15,5%. Além disso, essa doença ocupa o 4.º lugar no ranqueamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) das patologias mais incapacitantes. Neste post, falaremos sobre os mitos e verdades mais comuns sobre o assunto, a fim de sanar todas as dúvidas sobre o assunto. Vamos a eles.

1) Depressão não é doença

Trata-se de um dos mitos mais divulgados por quem entende o problema como um estado de espírito. Contudo, a depressão é uma patologia séria que não afeta apenas o humor do paciente, mas também o seu organismo. Por isso, necessita de tratamento.

2) Não existe cura para a doença

Outra fake news. Sim, existe cura para pacientes depressivos. O tratamento é à base de medicamentos e/ou psicoterapia. Por meio do diagnóstico diferencial, o profissional identifica a causa e inicia o tratamento.

3) A depressão é uma das principais causas de suicídio

Verdade. Os transtornos do humor respondem por mais de 30% dos casos de suicídio no mundo. Por isso, a necessidade do tratamento. Ademais, em comparação com pessoas não depressivas, os portadores da doença tem até cinco vezes mais chances de se suicidar.

4) Falar sobre o assunto pode incentiva a pessoa a se suicidar

Mito. Geralmente, a abordagem terapêutica é baseada no diálogo com o paciente, fazendo com que ele expresse os seus sentimentos e os entenda. Assim, falar sobre o assunto pode abrir espaço para que ele se sinta entendido e ajude a prevenir o suicídio.

5) O tratamento contínuo melhora a qualidade de vida do paciente

Mais uma afirmação verdadeira. Na maioria dos casos, o paciente depressivo possui um desequilíbrio nas substâncias cerebrais e o tratamento medicamentoso consegue devolver esse equilíbrio. Da mesma forma, a continuidade nas sessões de psicoterapia permite que ele entenda seus sentimentos e consiga retomar a sua vida.

6) A depressão faz parte do envelhecimento

Mito. Estamos falando de uma doença e, por isso, ela não ocorre de forma natural. Obviamente, com o avanço da idade, estamos mais suscetíveis a inúmeros problemas, como isolamento, perda de entes queridos, alterações hormonais e surgimento de patologias.

7) Apenas as mulheres ficam depressivas

Mais um mito. Embora os números indique um maior número de mulheres com a depressão, os homens estão tão expostos quanto elas. Em razão de uma questão cultural, a necessidade de ajuda é associada à fraqueza, o que faz com que os homens não busquem auxílio médico.

8) As crianças e adolescentes não são afetadas pela doença

Mito. Mesmo na infância ou na adolescência, a depressão pode surgir, sendo até um problema de diagnóstico mais complexo. Nessa fase da vida, as crianças não estão preparadas para conversar com adultos sobre os seus sentimentos. Por isso, é importante estar atento ao comportamento delas. Enfim, esses são os mitos e verdades mais divulgados pela internet sobre a depressão. Agora, com a leitura deste post, você pode conversar com seus amigos e familiares para explicar mais sobre o assunto. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe