Embora possuam muitas similaridades, a psicologia é uma área distinta da psiquiatria. No entanto, os dois campos de estudo se complementam, principalmente no tratamento e acompanhamento de pacientes portadores de algum transtorno mental. Neste post, você vai conhecer detalhes sobre cada uma dessas especialidades médicas. Ficou interessado? Então, continue a leitura.
O que é a Psicologia?
Trata-se do estudo científico da mente e do comportamento humano, sendo uma área dividida em sub-campos de estudo, tais como, esportes, comportamento clínico e social, processos cognitivos e desenvolvimento humano. Ainda, o foco da psicologia é entender como a mente humana funciona. Para isso, analisam o comportamento humano como um banco de dados. Assim, propõe a compreensão pelo paciente dos processos mentais que funcionam como gatilhos para reações negativas. Com isso, tornam-se capazes de mudar esse comportamento.
Qual a área de atuação do psicólogo?
O psicólogo utiliza-se de técnicas que promovem o autoconhecimento do paciente. Dessa forma, permitem que ele entenda o funcionamento do seu corpo e saiba como resolver os seus conflitos internos. Ainda, ao estudar e se formar em psicologia, o profissional não está habilitado a prescrever medicamentos para seus pacientes, pois, sua formação acadêmica não compreende essa área de estudo. Neste sentido, seu principal campo de atuação é a psicoterapia e suas inúmeras abordagens. Com isso, o psicólogo está habilitado a tratar transtornos psicológicos, podendo auxiliar nos casos de crises no ciclo de vida, luto, depressão, desemprego, ansiedade, melhora nas relações interpessoais e até para a realização de testes vocacionais.
O que é a psiquiatria?
Trata-se da especialidade médica que atua no estudo, diagnóstico e tratamento de desordens da saúde mental, uma área da nossa vida que é influenciada por uma combinação de aspectos individuais e também relacionada às interações com sociedade, comunidade e família.
Qual a área de atuação do psiquiatra?
O psiquiatra possui um amplo conhecimento sobre a parte biológica e física do paciente. Por isso, é capaz de diagnosticar e tratar as desordens mentais, como depressão, esquizofrenia, bipolaridade e ansiedade. Ainda, diferente da psicologia, a psiquiatria é uma formação acadêmica que abrange o estudo dos medicamentos. Com isso, o profissional está habilitado a prescrevê-los no tratamento dos seus pacientes. Neste sentido, o trabalho de um psicólogo se complementa ao de um psiquiatra, permitindo a discussão de casos clínicos para instituir uma abordagem terapêutica adequada e combinada com o uso de medicamentos. Dessa forma, com a reunião das duas especialidades, há uma maior garantia de sucesso de um tratamento e da manutenção da saúde mental do paciente, oferecendo uma melhor qualidade de vida. Enfim, como você pode perceber, apesar das diferenças e limitações que existem entre a psicologia e a psiquiatria, são duas especialidades que podem e devem caminhar juntas para proporcionar a melhora no quadro do paciente. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
psiquiatra em Lucas do Rio Verde!