A insônia já se tornou um problema tão comum que faz parte das rotinas das pessoas e até deixou de ser vista como algo que necessita de tratamento. No entanto, ela pode indicar uma série de distúrbios, afetando seriamente a qualidade de vida.
Neste post, além de falarmos mais sobre a condição, apresentaremos algumas dicas que podem ajudar a lidar com essa dificuldade em dormir.
O que é insônia?
Trata-se de um transtorno que afeta o início do sono ou a sua constância, sendo o distúrbio de sono mais frequente na população. Prova disso é que, segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), cerca de 73 milhões de brasileiros sofrem com essa condição.
Ainda, uma boa noite de sono é fator determinante para a regeneração do organismo. Enquanto dormimos, o corpo inicia um processo de restauração, promovendo o relaxamento muscular, a redução da pressão arterial, do ritmo cardíaco, a consolidação da memória e o controle da temperatura corporal.
Ademais, hormônios como a insulina, leptina, grelina e a somatotrofina sofrem influência do sono. Por isso, quando dormimos mal, é comum sentir diversos incômodos e desconfortos pelo corpo e também estar mais exposto a outras doenças.
Além disso, as mulheres estão mais suscetíveis a enfrentar dificuldades para dormir, pois, sofrem muitas alterações hormonais durante o ciclo menstrual, a menopausa ou a gravidez.
Quais são as causas possíveis?
Existem inúmeras causas associadas ao desenvolvimento da insônia, como, por exemplo, estresse, estilo de vida negativo, transtornos mentais, neurológicos ou hormonais, problemas respiratórios, entre outros.
Porém, a insônia costuma estar mais relacionada a fatores emocionais causados por situações que tragam ansiedade aos pacientes, tais como, mudança de trabalho, perda de um familiar, situações de conflito ou aos hábitos inadequados de sono.
Dicas de como lidar com a insônia
Quando causada por alguma doença, a insônia pode ser resolvida com o tratamento dessa condição. No entanto, o mais comum é que não haja uma patologia pré-existente. Assim, é possível lidar com ela a partir de algumas mudanças de comportamento, como, por exemplo:
- adotar horários regulares de sono;
- evitar cochilos longos durante o dia;
- praticar atividades físicas pela manhã ou à tarde, respeitando o limite de até seis horas antes de dormir;
- não consumir bebidas com cafeína à noite, tais como, refrigerantes, café, chá-preto e energético;
- fazer refeições leves à noite, evitando alimentos ricos em proteínas e gorduras;
- evitar a ingestão de bebidas alcoólicas até seis horas antes de dormir;
- tomar um banho morno duas horas antes de ir pra cama;
- reduzir a exposição à luz no quarto durante à noite;
- evitar o uso de dispositivos eletrônicos na cama;
- escolha roupas confortáveis para dormir, preferindo tecidos leves e que não fiquem colados ao corpo;
- não se desesperar quando o sono não vem, quanto mais nos preocupamos com a necessidade de dormir, mais difícil será pegar no sono;
- evite dormir mais que o necessário;
- beba chás calmantes ou um copo de leite morno antes de ir dormir;
- evite o pensamento em problemas externos, conflitos familiares ou situações não resolvidas no trabalho;
- deixe as discussões com seu cônjuge para o dia seguinte.
Ademais, não brigue com a insônia. Caso não consiga dormir, saia da cama e faça alguma atividade com pouca luz e que não provoque agitação. Com essas dicas, você está preparado para lidar com a falta de sono quando ela vier.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!