Quando buscar a ajuda de um psiquiatra

Quando buscar a ajuda de um psiquiatra?

A psiquiatria é uma especialidade médica que, infelizmente, ainda sofre os efeitos de alguns tabus. Este estigma atrapalha, e muito, as pessoas que precisam da ajuda destes profissionais. Seja por falta de informação, ou por informações equivocadas, muitas pessoas que poderiam ter uma vida mais saudável, acabam por demorar na busca por tratamento. É por isso que este artigo surgiu, para auxiliar as pessoas que precisam da ajuda de um psiquiatra, e às vezes nem sabem. Vamos lá?

Quando buscar ajuda

Pela sua formação básica como médico, o psiquiatra identifica as causas das desordens mentais do paciente e pode prescrever tratamentos e medicamentos para auxiliar na terapia. Por isso, uma boa dica é refletir sobre o fato de haver ou não um problema desencadeador de determinado estado mental.

Vamos citar dois exemplos, como exercícios: suponhamos que um indivíduo está em uma situação de extremo estresse devido a dificuldades financeiras. Agora, vamos supor que estamos diante de um indivíduo que está experimentando um estado de tristeza há algum tempo, mas não consegue identificar nenhuma causa aparente. Qual dos dois deveria buscar ajuda de um psiquiatra?

Seguindo o princípio do fator desencadeador, o psiquiatra seria mais adequado no último caso. Isso porque o psiquiatra auxilia na busca das causas biológicas de tais problemas.  Este profissional pesquisa e identifica alterações químicas do cérebro ou do organismo como um todo, além de proporcionar um tratamento global para a situação.

Para que fique mais claro quando um psiquiatra é necessário, podemos citar como exemplo os seguintes quadros:

  • Fumar, beber, comer e usar drogas ilícitas de maneira compulsiva, ou seja, com uma frequência considerada como inadequada;
  • Apresentar confusão mental, o que inclui esquecimentos frequentes e pensamentos desorganizados;
  • Apresentar alterações de humor drásticas, passando de momentos de extrema felicidade para momentos de depressão;
  • Apresentar comportamentos negativos, como tristeza ou choro frequente, ou pensamentos suicidas;
  • Excesso (promiscuidade) ou diminuição do desejo sexual;
  • Medo de sair na rua ou estar em espaços com um grande número de pessoas;
  • Ter pesadelos frequentes;
  • Apresentar comportamentos impulsivos de forma frequente, como comer, jogar ou gastar demais.

Outras dicas

Depois que você se decidiu buscar ajuda de um profissional em psiquiatria, ou ajudou outra pessoa a se decidir, entre no site da Associação Brasileira de Psiquiatria (www.abp.org.br) e busque por profissionais habilitados para o exercício da psiquiatria.  Pesquise estes profissionais e encontre um de sua confiança. Dessa forma, você tem a certeza de estar contando com os serviços de um profissional qualificado para realizar o atendimento e ajudá-lo a aumentar sua qualidade de vida. Busque ajuda e se livre de apreensões e problemas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde.

O que deseja encontrar?

Compartilhe