Alguma vez já aconteceu com você de dormir mais do que o necessário e mesmo assim continuar com sono ao acordar? Em alguns casos, a sonolência excessiva pode indicar uma patologia conhecida como hipersonia. Já ouviu falar nela? Conhece os sintomas mais recorrentes? Então, recomendamos a leitura deste texto. A seguir, explicaremos tudo sobre essa condição e as formas de tratamento.
O que é hipersonia?
Trata-se de um distúrbio no qual o indivíduo apresenta sono e cansaço excessivo, sendo. às vezes, até incontrolável. Dessa forma, ele acaba dormindo em horários pouco apropriados ou por longos períodos. Ainda, além da hipersonia, existem diferentes tipos de distúrbios do sono, tais como, narcolepsia, insônia, transtornos relacionados à respiração ou ao ritmo cardíaco e a síndrome das pernas inquietas.Quais são os sintomas mais comuns?
O diagnóstico de hipersonia só é possível caso o paciente apresente os sintomas há, pelo menos, três meses. Entre os principais sinais do distúrbio estão:- dificuldade para acordar, mesmo com o uso de despertador;
- desorientação e falta de atenção;
- irritabilidade;
- perda de concentração;
- bocejo constante ao longo do dia;
- cansaço e fadiga intensa ao longo do dia;
- necessidade de tirar cochilos durante o dia e de dormir por, pelo menos 10 horas seguidas.