bullying

Bullying na infância: como lidar?

Para cada criança vítima de bullying com medo de ir à escola, há pais que se sentem desamparados e frustrados.

Por outro lado, para cada vítima que encontra ajuda, há outras que enfrentam o bullying sozinhas.

O bullying está em nosso poder, mas crianças, pais e adultos na segurança infantil devem trabalhar juntos para combatê-lo!

Quer entender melhor como lidar? Confira este artigo!

O que as crianças podem fazer sobre o bullying?

  • Não se intimidar

Essa parece ser a dica mais óbvia, mas nem sempre é fácil distinguir os “durões” das “vítimas”. A mesma criança pode intimidar ou ser intimidada, por exemplo.

Assim, a mesma criança que vê o bullying acontecendo pode ou não participar de alguma forma. É muito melhor entender “intimidação” como uma ação que alguém faz, não como alguém é.

Empatia, paciência e compreensão são habilidades que ajudam a manter as crianças longe do bullying. Além disso, são qualidades que todos podem melhorar.

Praticar alternativas à agressão reduz a violência e dissuade os fatores de risco para problemas maiores na idade adulta.

  • Não incentivar o bullying

Muitas vezes, mais de uma criança se envolverá em comportamentos de bullying. Um “espectador” pode encorajar o bullying e até participar dele.

Algumas crianças não pensam muito sobre bullying, e acreditam que a prática não envolva danos físicos ou ameaças de violência.

Apesar disso, as palavras podem machucar tanto quanto uma agressão física, e a exclusão pode ser tão ruim quanto um empurrão.

Assim, uma criança pode fazer muito simplesmente não aumentando o poder de um agressor ou contribuindo para uma atmosfera agressiva.

  • Conversar com um adulto

É tarefa dos adultos manter as crianças seguras. Cada criança deve ter pelo menos um ou dois adultos seguros para procurar quando se sentirem inseguros.

Os adultos que trabalham com crianças geralmente sabem muito sobre isso e têm maneiras incríveis de resolver um problema de bullying.

Entretanto, às vezes, falar com adultos de confiança aumenta a estima e a confiança. A criança pode até desenvolver um plano para lidar com o bullying sozinha por exemplo.

O que os pais podem fazer?

  • Não se intimide

É ridículo dizer a pais e responsáveis ​​”não se intimide por isso?” Na verdade, não.

A resolução de conflitos é uma habilidade que os adultos aprendem por meio de suas ações. O importante é que os pais apoiem e protejam seus filhos.

  • Incentive o enriquecimento

Na escola e fora da escola, há muitas oportunidades fora da sala de aula para as crianças desenvolverem habilidades e amizades. Desde esportes, clubes, grupos religiosos, jogos online, eventos, bibliotecas e museus.

Disciplina, criatividade, saúde corporal, trabalho em equipe, alegria e solução de problemas contribuem para a poderosa prevenção do bullying e podem ajudar a vítima a se sentir mais fortalecida e resiliente.

  • Ouça com atenção

As crianças costumam ter uma maneira engraçada de contar aos pais e responsáveis ​​as dificuldades que estão enfrentando.

É importante que os adultos mostrem a elas que confiam. Também é importante que acompanhem o que está acontecendo na vida social de seus filhos.

Ouvir com atenção pode ajudar um pai a ajudar seu filho antes que o bullying surja, e também pode capacitar um pai a ajudar melhor a criança a lidar com o bullying.

  • Aja rapidamente

Quando ocorre o bullying – seja o filho de um dos pais sendo vítima de bullying – é importante agir rapidamente. Para que as coisas não se tornem um padrão ou saiam de controle.

Os pais devem sempre encorajar seus filhos a falar com um adulto de confiança sobre o bullying assim que o sentirem ou virem.

Pode até ser necessário tomar medidas mais drásticas para manter seu filho seguro, como retirá-lo do ambiente, mas em geral isso pode ser resolvido antes disso.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe