Conhecidos por grande parte da população, os transtornos alimentares representam riscos à saúde. Entretanto, poucas pessoas conhecem os muitos transtornos que existem.
Se esse é o seu caso, preparamos este post especialmente para você. Nele, explicamos os principais pontos a respeito dos transtornos alimentares. Então, caso queira saber mais sobre o assunto, continue a leitura.
O que são transtornos alimentares?
Trata-se de um distúrbio mental que tem como principal característica a manutenção de hábitos alimentares que prejudicam não só a saúde emocional dos pacientes, mas também a física.
Além disso, o diagnóstico é comum durante a adolescência e no começo da vida adulta. Nesse sentido, geralmente, uma doença pré-existente acaba desencadeando o problema, como por exemplo a ansiedade e depressão.
Além disso, outros fatores são gatilhos para o aparecimento dos transtornos. São eles:
- sentimento de culpa ao se alimentar;
- pressão social para ter um corpo perfeito;
- culto excessivo ao corpo;
- alterações hormonais;
- maus hábitos alimentares;
- baixa autoestima;
- uso de drogas;
- distúrbios emocionais.
Quais são os transtornos alimentares mais comuns?
Existem diferentes transtornos alimentares, mas nem todos são comprovados pela Medicina. A seguir, separamos os quadros que são mais diagnosticados e que são considerados pela comunidade científica.
Bulimia
A principal característica da bulimia é a alimentação excessiva seguida de vômitos forçados, uso de diuréticos, realização de jejum e exercícios em excesso. Ademais, para tratá-la, a psiquiatria é a especialidade mais indicada, através da terapia cognitivo comportamental.
Anorexia Nervosa
A anorexia nervosa é um transtorno no qual o paciente sempre enxerga o seu corpo como se estivesse acima do peso, mesmo que esteja claramente magro. Assim, evitam a ingestão de qualquer alimento.
A psicoterapia é a principal forma de tratamento. A partir dela, será possível mudar o comportamento alimentar e a maneira como o paciente se enxerga. O uso de medicamentos e o acompanhamento nutricional também ajudam a obter melhores resultados.
Vigorexia
A vigorexia é uma condição em que o paciente se percebe com menor força muscular do que realmente está. Assim, está sempre praticando exercícios físicos para melhorar sua aparência. Além disso, o tratamento consiste em acompanhamento psicológico e nutricional, realização de terapias, uso de medicamentos para controle da ansiedade e envolvimento familiar.
Ortorexia nervosa
A ortorexia nervosa se caracteriza pela obsessão pela saúde alimentar, qualidade dos alimentos que ingere e pela pureza da dieta. Então, o paciente consome, exclusivamente, alimentos que estejam livres de agrotóxicos, sem componentes transgênicos ou artificiais.
Transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP)
A TCAP é um distúrbio semelhante à bulimia, se diferenciando apenas pelo não uso de laxantes e diuréticos. Por isso, os pacientes costumam ingerir grandes quantidades de alimentos em curtos períodos de tempo.
Assim, no caso do transtorno da compulsão alimentar periódica, o tratamento consiste no uso de medicamentos antidepressivos, sessões de terapia cognitivo comportamental e acompanhamento nutricional.
Lidando com os transtornos alimentares
Enfim, os transtornos alimentares são uma condição grave e que exige acompanhamento médico. Nesse sentido, a psiquiatria é a especialidade que oferece o melhor tratamento. Portanto, caso sofra com o quadro, procure um profissional de saúde mental.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!