Estima-se que, apenas no Brasil, existam mais de 17 milhões de pessoas com depressão, uma doença grave que promove alterações nos neurotransmissores do cérebro e que pode incapacitar uma pessoa no exercício da sua profissão.
Você sabe identificar os sinais dessa condição? Então, recomendamos a leitura deste post.
Sinais de depressão
A seguir, separamos alguns dos sintomas mais comumente apresentados por quem sofre ou já sofreu com a doença.
1 – Cansaço constante
Nem sempre estamos motivados a cumprir com nossas obrigações diárias. Por si só, isso não é um problema. Porém, a depressão faz com que até as atividades prazerosas se tornem um fardo, algo banal.
Assim, a tendência é de que haja uma redução no nível de atividade e uma maior busca pelo isolamento social. Apenas por essa simples mudança de comportamento já é recomendado buscar a ajuda de um profissional.
2 – Sensação de tristeza ou vazio
Diante dos desafios diários, é normal que haja alternância entre momentos de felicidade com períodos de tristeza. Porém, a recorrência desse sentimento pode indicar um quadro depressivo, principalmente se o indivíduo adotar uma postura de pessimismo.
Além disso, é comum que ele também apresente um sentimento de inutilidade. Por isso, quem sofre com depressão está sempre buscando isolar-se de outras pessoas, mesmo dos familiares e amigos mais chegados.
3 – Irritabilidade
Em decorrência da tristeza profunda, é comum que também haja um sentimento constante de raiva, nervosismo ou irritação. Nesses momentos, o paciente pode manifestar tremores no corpo, vontade incontrolável de gritar e até sudorese excessiva,
4 – Alterações no apetite
Outro sinal que é muito comum e ajuda na identificação da depressão é a alteração no sono e no apetite. Dormir por longos períodos ou não sentir nenhuma fome são sintomas característicos de uma pessoa deprimida.
5 – Dor no corpo
Além dos sintomas psicológicos, quem tem depressão pode sentir desconfortos físicos, tais como, cólica, diarreia, azia, pressão no peito e dor de cabeça. Porém, é necessário investigar se há ou não relação com a depressão.
6 – Falta de concentração
Quem tem depressão costuma ter grande dificuldade para se concentrar, prestar atenção nas coisas ao redor. Às vezes, os próprios pensamentos se tornam confusos, dificultando o entendimento e a tomada de decisões.
Assim, em conjunto com a sensação de cabeça vazia, a falta de concentração faz com que a simples organização das tarefas se torne uma tarefa complexa. Com isso, o indivíduo tende a deixar tudo para outro dia.
7 – Sentimento de culpa
Outro sinal de alerta para um quadro depressivo é a recorrência de pensamentos negativos e sentimentos de culpa ocupando a mente. Essa sensação leva o paciente a não enxergar sentido na vida e a entender que é um fardo na vida das pessoas.
Enfim, a depressão é uma doença grave e que precisa de tratamento. Então, não dê ouvidos àqueles que não consideram essa condição como uma patologia. Pelo contrário, siga as nossas dicas e identifique os sintomas característicos de um quadro depressivo o quanto antes.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!