O sofrimento emocional é uma emoção negativa presente em nossas vidas. Aprendemos, de maneira natural na nossa cultura, que é melhor evitá-lo e por isso, existe um esforço muito grande para não senti-lo. Na concepção existencialista, esse sentimento faz parte da existência humana, assim como os sentimentos de alegria e o amor.
Em si, o sofrimento é um sentimento que se atravessa em alguns momentos da vida e não há nada que se possa fazer, a não ser percebê-lo e aprender a lidar com ele, ao invés de tentar evitá-lo.
Ao fazerem isso, os indivíduos tornam-se mais fortes e resistentes às situações da vida. No entanto, existem pessoas que apresentam sofrimento emocional anormal, que requer análise e atendimento especializado para que seja tratado. Conheça os principais sinais:
6 sinais de sofrimento emocional anormal
Mudanças de comportamento
De maneira gradual, as mudanças de comportamento começam a se tornar evidentes. Uma pessoa que sempre esteve presente e rodeada de amigos, alegre e positiva, passa a se retirar e ficar mais reservada. Agora ela não sai muito e não interage com as pessoas da mesma forma.
Agitação e alteração de humor
Além de só ver problemas, a pessoa passa a ser inquieta e irracional. Explosões de humor são frequentes. O indivíduo sente muita raiva e a libera de uma hora para outra. Além ter sentimentos desagradáveis como inveja, autocríticas negativas ou preocupação excessivas. Quando o desgosto e a angústia parecem inacabáveis, diversas vezes a pessoa passa a usar substâncias químicas e a apresentar compulsões, seja com comida, compras, álcool.
Isolamento
Depressiva, a pessoa que gostava de estar em convívio de outras pessoas, agora só pensa em ficar em casa. Pode chegar a extremos como deixar de ir trabalhar ou estudar. Indivíduos com esta característica dificilmente falam e quando o fazem seus assuntos são sobre o passado, e as conversas são cheias de tristeza.
Muitos cuidados ou a falta deles
Com a mudança drástica em sua personalidade, a pessoa pode parar de tomar cuidado de si mesma ou apresentar comportamentos compulsivos, se cuidando ao extremo (fica obcecada). Se sempre cuidava da saúde, agora não liga mais para a mesma. A alimentação pode se tornar uma tarefa diária bastante complicada.
Adoecimentos frequentes
As preocupações, medos e angústias podem resultar em dores na cabeça e no corpo. O corpo sofre quando há um problema emocional. Algumas alterações que acontecem são: queda de cabelos, insônia, bruxismo, queda da imunidade e outras doenças.
Pensamentos negativos
A pessoa está sempre deprimida e triste. Muitas vezes não sabe o quê acarretou isso. Pode ser um problema do passado, problemas com autoestima, vergonha, culpa ou alguns desníveis neurobiológicos. Sente-se infeliz, mesmo quando deveria estar bem. Sentimentos de fracasso ou que sua vida não é boa suficiente. Nas conversas pode falar sobre suicídio e que o mundo pode ser melhor sem ela.
Essas atitudes não são formas de chamar a atenção. A tristeza e o sofrimento emocional podem afetar muitas pessoas de várias formas e níveis diferentes, somente uma terapia amenizará esse sentimento.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde.