Enquanto alguns indivíduos conseguem sentir prazer em coisas simples, outras pessoas precisam se submeter a comportamentos específicos para ter a sensação de satisfação. Esse tipo de comportamento é chamado de dependência psicológica.
Você já ouviu falar no assunto? Sabe como ela ocorre? Conhece as formas de tratamento? Caso não, recomendamos a leitura deste post. A seguir, responderemos a essas e muitas outras dúvidas.
O que é a dependência?
Em primeiro lugar, precisamos falar sobre o conceito de dependência, um termo que admite diferentes acepções. De forma geral, o termo pode ser usado para descrever uma relação de subordinação ou uma situação em que o indivíduo não é capaz de se desvencilhar por conta própria.
Na psicologia, a dependência é definida como um impulso que leva uma pessoa a utilizar uma droga de forma recorrente ou periódica a fim de obter prazer, aliviar tensões, ansiedades, medos, sensações indesejadas, entre outros.
O que é a dependência psicológica?
Neste conceito de que a dependência está atrelada ao vício em algo, ela pode se apresentar de duas formas distintas: psicológica e física. Quando física, o indivíduo apresenta sintomas físicos diante da abstinência da substância química.
Por outro lado, a dependência psicológica refere-se a um estado de mal-estar que se manifesta após a pessoa interromper o uso de uma droga. Ou seja, a ausência de determinada substância promove uma reação negativa no cérebro.
Isso ocorre porque, enquanto uma pessoa está sob efeitos de uma droga, há uma diminuição da tensão, da ansiedade, elevação da euforia e outras sensações agradáveis. Porém, o cérebro condiciona esses efeitos à presença da substância no organismo.
Entretanto, a manutenção do vício apenas disfarça as reais causas do sofrimento psicológico do indivíduo, ocupando temporariamente um vazio que tende a se tornar ainda maior, tornando o problema ainda mais grave.
O que é síndrome de abstinência?
O uso constante de uma droga faz com que o organismo funcione de forma diferente, estabelecendo um novo equilíbrio e adaptando-se à substância. Com isso, ao interromper o consumo dessa droga, o indivíduo tende a sentir sintomas físicos, o que é chamado de síndrome de abstinência.
Ainda, a manifestação desses sintomas faz com que ele busque o alívio novamente nas substâncias químicas, iniciando um ciclo. Porém, as doses tendem a ser cada vez maiores, pois o organismo se adapta àquele consumo padrão.
Além da dependência física, a dependência psicológica também está presente nessa síndrome, provocando um estado de mal-estar e desconforto, levando à ansiedade, falta de atenção e sensação de vazio.
Como é o tratamento da dependência?
A dependência psicológica envolve diversos fatores. Por isso, o tratamento pode envolver diferentes medidas e é realizado conjuntamente entre psicólogos e psiquiatras. Assim, consiste no uso de medicamentos e psicoterapia.
Neste último caso, as abordagens mais utilizadas são a terapia cognitivo-comportamental, psicanálise e terapia em grupo. Essas técnicas visam levar o paciente a entender mais sobre si mesmo, alterar o seu comportamento e encontrar uma solução para o problema.
Enfim, a dependência psicológica e física é uma condição complexa e que demanda disciplina e comprometimento do paciente para alcançar o sucesso do tratamento. Portanto, se conhece alguém enfrentando essa situação, recomende a avaliação de um especialista.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!