A anorexia é um transtorno alimentar que leva o indivíduo a enxergar o próprio corpo de forma distorcida. Com isso, desenvolve uma série de hábitos extremamente prejudiciais, colocando em risco a própria vida.
Você sabe como essa condição se desenvolve? Conhece os sintomas e as principais formas de tratamento? Então, não deixe de ler este post. Nele, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre esse problema grave.
O que é anorexia nervosa?
A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que se caracteriza pela ampla e contínua restrição na ingestão de alimentos em função do medo exacerbado de engordar. Essa condição pode acometer a qualquer pessoa, sendo mais comum em mulheres jovens.
Ainda, existe uma forte relação desse problema com a forma distorcida com que o indivíduo vê o seu corpo. Isso porque, mesmo que esteja em boa forma física, sempre se enxerga com um peso corporal maior do que a realidade.
Assim, para emagrecer, ele não mede esforços para perder peso, realizando desde dietas restritivas até exercícios físicos em excesso. Por isso, a anorexia nervosa é considerada um transtorno egosintônico, ou seja, a pessoa não percebe que está lidando com uma doença.
Quais os sintomas?
A complexidade do diagnóstico da anorexia é explicada pelo fato de que os pacientes se esforçam ao máximo para esconder os comportamentos que os denunciam. Por isso, a perda excessiva de peso é o sintoma que costuma evidenciar o problema.
Porém, existem outros sinais que podem ser facilmente percebidos por amigos e familiares, tais como, preocupação excessiva com o peso corporal, percepção distorcida da forma do corpo ou do seu peso, realização frequente de dietas rigorosas sem acompanhamento médico, retraimento social e isolamento, falta de interesse sexual, irritação e mal humor.
Quais são as causas?
A grande maioria dos transtornos psicológicos não têm suas causas totalmente esclarecidas. Entretanto, acredita-se que os agentes que desencadeiam a anorexia nervosa variam de pessoa para pessoa.
Ademais, entre os aspectos comumente associados a este transtorno alimentar, estão: predisposição genética, transtornos de ansiedade, depressão, pressão familiar e pessoal em relação ao peso e descontrole dos níveis de serotonina e noradrenalina no organismo.
Existe tratamento?
A anorexia nervosa é um problema complexo e multifatorial. Dessa forma, o tratamento do paciente envolve a atuação conjunta de uma equipe multidisciplinar, formada por diferentes especialistas, tais como, endocrinologista, psicólogo, nutricionista e psiquiatra.
Ainda, o endocrinologista é o profissional responsável pela avaliação do papel dos hormônios no desenvolvimento do quadro. Por outro lado, o nutricionista atua na reeducação alimentar, visando melhorar a nutrição do paciente.
Já o psicólogo e o psiquiatra buscam analisar e tratar os fatores emocionais, diminuir os efeitos negativos da anorexia na saúde, incentivar o ganho de peso e alterar o comportamento alimentar do paciente.
Para isso, utilizam-se de determinados fármacos e dos recursos da psicoterapia. Neste último caso, as abordagens terapêuticas mais indicadas são a terapia cognitivo-comportamental, psicologia analítica, terapia centrada na pessoa e análise do comportamento.
Então, como você pode perceber, a anorexia nervosa é uma condição que merece a atenção do paciente e dos seus familiares. Apenas com o tratamento e acompanhamento médico adequado é possível contornar o problema.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!