Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a esquizofrenia é um dos principais transtornos mentais, acometendo cerca de 1% da população em idade jovem e sendo a terceira causa de perda de qualidade de vida entre os 15 e 44 anos.
Você sabe como ela é causada? Conhece os sintomas associados a esse transtorno? Quer entender mais sobre as possibilidades de tratamentos? Então, não deixe de ler este post.
O que é esquizofrenia?
A esquizofrenia é uma doença que se caracteriza por uma grave desestruturação psíquica, de modo que o paciente perde a capacidade de associar suas emoções e sentimentos aos seus pensamentos.
Com isso, passa a apresentar delírios, percepções falsas do ambiente (alucinações) e comportamentos que revelam a perda do juízo crítico. Em função disso, é uma doença cercada por tabus e preconceitos.
Embora o rótulo de doença degenerativa ainda continue perseguindo a esquizofrenia, é perfeitamente possível que o paciente se recupere, supere os desafios e prossiga com seus sonhos e desejos.
Ademais, a esquizofrenia pode se manifestar de seis diferentes formas: simples, paranoide, desorganizada, catatônica, residual e indiferenciada.
Quais são os sintomas?
Geralmente, os sintomas desse transtorno em homens tendem a surgir ainda na adolescência, entre os 15 e 20. Já nas mulheres, os primeiros sinais aparecem na faixa dos 30 anos. Contudo, existem situações raras em que a doença está presente após os 50 anos ou ainda na infância.
Esses sintomas são classificados como positivos ou negativos. No primeiro caso, são os sinais mais clássicos do transtorno. Ou seja, delírios e alucinações, relacionados aos surtos psicóticos.
Já os sintomas negativos, também chamados de sintomas deficitários, estão relacionados à fase crônica da doença, podendo ser: déficit na fala e na afetividade, isolamento social, dificuldade de expressar sentimentos, falta de iniciativa e diminuição da fala.
Ademais, quem sofre com a esquizofrenia acredita que alguém quer dominar os seus pensamentos, que está sendo observada e perseguida, ou que o seu corpo está sendo acometido por doenças.
Por fim, outros sintomas relacionados ao transtorno são: pensamentos desorganizados, apatia emocional, falta de prazer e desinteresse, inexpressividade facial, afastamento do círculo social, falta de habilidade motora e negligência com o próprio corpo.
Como é causada?
A esquizofrenia é comumente causada por um desequilíbrio na neurotransmissão do cérebro. Quem sofre com o transtorno tem um aumento na produção de dopamina na região frontal do cérebro.
Isso ocorre em função de diferentes fatores de riscos, tais como, histórico familiar do distúrbio, diagnóstico de doenças autoimunes, desnutrição ou traumas na infância, dificuldade em lidar com as frustrações, infecções durante a gravidez, entre outros.
Além disso, a dependência química pode ser um gatilho para a ocorrência de esquizofrenia em uma pessoa. Em função do uso descontrolado de drogas, crises psicóticas podem ser facilmente desencadeadas.
Enfim, apesar de não ser uma condição passível de cura, a esquizofrenia pode ser tratada e os sintomas plenamente controlados. Por isso, é fundamental estar atento aos sinais e buscar uma opinião médica o quanto antes.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!