sad man sitting on ground on dark background

6 Mitos e verdades sobre o Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar é uma condição marcada por alterações súbitas de humor, com momentos de euforia e depressão. Essas flutuações impactam o comportamento do indivíduo e o seu relacionamento familiar, social e profissional.

No entanto, em função do pouco conhecimento sobre o transtorno, ainda existem muitas informações inverídicas sendo divulgadas. Por isso, preparamos este post para explicar o que é mito e o que é verdade a respeito do transtorno bipolar.

1) Transtorno bipolar é apenas uma mudança de humor

Mito. Embora seja um transtorno que se caracteriza por alterações bruscas de humor, ele não pode ser resumido a isso. O diagnóstico dessa condição depende da presença de episódios depressivos maiores, episódios maníacos e hipomaníacos.

Os episódios depressivos maiores são marcados pelo humor triste, sensação de vazio, acompanhado de mudanças cognitivas. Já os episódios maníacos caracterizam-se por uma excitação eufórica do humor, agitação motora, irritabilidade e falta de sono.

Por fim, os episódios hipomaníacos se assemelham aos maníacos, mas com menor intensidade. Um paciente bipolar apresenta cada um desses episódios por vários dias ou até semanas.

2) Quem tem esse transtorno não pode levar uma vida normal

Mito. O transtorno bipolar, quando não tratado, afeta consideravelmente a vida do paciente, o que de fato impossibilita manter uma rotina normal. No entanto, com o devido tratamento, os episódios são reduzidos e os sintomas controlados, devolvendo a qualidade de vida ao paciente.

3) O tratamento medicamentoso não é a única opção

Verdade. O uso de fármacos é parte importante no tratamento do transtorno bipolar, principalmente nos quadros graves. Contudo, outros métodos também são essenciais, como a terapia cognitivo-comportamental e a terapia familiar.

Essas medidas se complementam e contribuem para que o paciente consiga controlar os sintomas e levar uma vida normal. Outro recurso necessário é a terapia em grupo, que ajuda o paciente a ter autoconfiança e comprometimento no que diz respeito às orientações médicas.

4) Toda emoção expressa pelo paciente deriva do transtorno

Mito. Nem toda emoção que um paciente bipolar expressa está relacionada a sua condição. Assim como qualquer pessoa, ele pode enfrentar dias bons e dias ruins. O transtorno afeta os seus sentimentos, mas não é determinante para que eles surjam.

5) Há uma forte relação entre depressão e transtorno bipolar

Verdade. Os sintomas de depressão fazem parte da sintomatologia do transtorno bipolar. Os pacientes apresentam tristeza profunda, irritabilidade, insônia e sensação de vazio, como também ocorre com uma pessoa deprimida.

6) Esse transtorno é fácil de ser diagnosticado

Mito. Como na maioria dos quadros de transtornos mentais, a bipolaridade ainda é uma condição de difícil diagnóstico. Embora existam marcadores biológicos, eles ainda são pouco específicos, o que impede a detecção por um exame de sangue ou de imagem.

Outro ponto que torna o diagnóstico ainda mais complexo é o preconceito, o medo e a vergonha. Muitas pessoas têm dificuldade em entender que o transtorno bipolar não é frescura ou uma hipersensibilidade, mas uma doença.

Enfim, com a leitura deste post, você conheceu alguns dos principais mitos e verdades relacionados ao transtorno bipolar. Ao buscar por informações sobre saúde, sempre dê preferência a fontes confiáveis.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe