A depressão é um problema mundial, afetando cerca de 10% da população, sendo o Brasil o quinto país com o maior índice de diagnóstico e o primeiro da América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para os amigos e familiares é desafiador relacionar-se com alguém deprimido. Contudo, esse suporte é fundamental, desde que feito de forma adequada. Você sabe o que dizer para um amigo com depressão? Então, descubra neste post.
Você precisa buscar apoio de um profissional
A depressão é uma condição grave que afeta profundamente as emoções do indivíduo. Por isso, buscar o apoio de um psicólogo ou psiquiatra é determinante para o tratamento e cura deste transtorno.
Por isso, se você quer ajudar o seu amigo ou familiar, motive-o a buscar orientação médica. Mesmo que ele não receba bem o seu pedido, apresente conteúdos e pesquisas que mostram a eficácia do tratamento terapêutico.
Entenda que a depressão é algo sério
Embora isso esteja mudando, durante muitos anos a depressão foi subestimada, sendo considerada um problema de fácil resolução. O primeiro passo para sair dessa situação é entender que a depressão é algo sério.
Assim, se você conhece alguém que não entende o tamanho do problema, procure alertá-lo, explicando como esse transtorno afeta o funcionamento do organismo. Essa conscientização irá ajudá-lo a buscar auxílio de um psicólogo.
Estou aqui para o que precisar
Um paciente deprimido sente-se incapaz de lidar com a montanha-russa de emoções e de enfrentar toda a tristeza que sente. Neste momento, o que ele mais precisa é de suporte dos amigos e familiares.
Então, não faça cobranças e nem reclamações, mas se coloque ao lado para ajudá-lo no que precisar, seja para uma conversa, para acompanhá-lo ao médico, para chorar. Enfim, esteja disponível.
Vamos dar uma volta?
Quem sofre com depressão tende a se isolar e abandonar todas as atividades prazerosas que faziam parte do seu cotidiano. Porém, essa atitude só torna o problema ainda maior, fazendo com que o quadro evolua.
Por isso, no papel de amigo, você precisa ajudá-la a reagir. Como? Convidando-a a sair de casa, a dar uma volta no quarteirão, andar de bicicleta, caminhar no parque, ir ao cinema. Enfim, o objetivo é fazer com que ela esqueça os maus pensamentos, mesmo que por um instante.
Não dê atenção a esses pensamentos
Em situações mais severas, a depressão leva o indivíduo a apresentar pensamentos suicidas. Isso porque a tristeza tende a ser tão intensa que ela perde a motivação em viver, pois não acredita que há a possibilidade de mudar sua realidade.
Nesse momento, sua atenção é fundamental. Não ignore os pensamentos suicidas. Diferente do que as pessoas imaginam, os suicídios são antecipadamente planejados e o indivíduo sempre dá sinais do que está para fazer.
Então, se você ouvir esse tipo de comentário, ajude a pessoa a entender que o que ela está falando é errado e não trará benefícios. Além disso, converse com os familiares e alerte-os sobre a situação.
Enfim, se você tem um amigo ou familiar passando pela depressão e deseja ajudar, evite comentários e comparações desnecessárias, faça a sua parte para que ele compreenda o problema e busque tratamento.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!