De acordo com levantamento da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), a depressão é um transtorno que acomete mais de 300 milhões de pessoas no mundo, sendo considerada um problema de saúde pública mundial.
No entanto, seja pela falta de conhecimento ou movidas pelo desejo de reduzir o desconforto do indivíduo deprimido, muitas pessoas tendem a utilizar-se de frases ou termos que são desrespeitosos e tornam o problema ainda maior. Neste post, você saberá o que não deve dizer a uma pessoa com depressão.
O que não dizer para a pessoa com depressão:
1) “Só você pode se ajudar.”
Embora a intenção seja a melhor possível e haja o real desejo de ajudar a pessoa com depressão, ao fazer esse tipo de afirmação você não contribui com a evolução e melhora do paciente.
Geralmente, quem lida com os sentimentos e dificuldades causadas por essa doença só quer ser ouvido e ter a liberdade de expressar sua dor, sem julgamentos e opiniões. Além disso, é um engano pensar que o próprio paciente consegue sair desse quadro sozinho.
A depressão afeta a função do cérebro, fazendo com que a pessoa mergulhe em sentimentos de tristeza e tenha dificuldade em ter uma visão otimista. Mesmo que ela tente, não se sente capaz. Por isso, o acompanhamento psicológico é essencial.
2) “Você precisa se animar.”
Novamente, a intenção é ótima, mas não produz nenhum resultado positivo. Lembre-se, a depressão não é uma doença que pode ser facilmente controlada. Não existe um botão de “ligar e desligar” as emoções.
Dessa forma, se você quer mesmo ajudar o seu amigo ou familiar, não repita essa frase. Caso contrário, é provável que você produza o efeito oposto, pois o indivíduo se sente incompreendido.
3) “Pense positivo.”
Imagine que você está sentindo uma tristeza profunda, se sentindo incapaz de se alegrar com a vida, mesmo que tente diariamente. Qual seria sua reação se alguém falasse para você: “é fácil, pense positivo!”.
É exatamente assim que a pessoa deprimida se sente ao receber este tipo de comentário. Além de ser uma afirmação inútil, ela soa desrespeitosa. A melhor forma de ajudar é se esforçar para entender mais sobre a doença.
4) “Tem gente com problemas reais. Você tem tudo!”
Essa é uma frase clássica e muitas vezes dita por um familiar ou amigo com quem a pessoa gostaria de contar. De fato, existem muitas mazelas no mundo que até podem ser mais graves do que a depressão. Porém, esse não é o ponto.
Quem sofre com depressão não deseja estar assim, ela apenas sente. Mesmo que tenha a possibilidade de desfrutar do melhor, ela é incapaz de alegrar-se com essas coisas, pois o estado emocional dela não permite.
5) “Eu entendo a sua dor.”
Se você nunca enfrentou a depressão, essa afirmação não deveria ser dita. Apenas quem lida com toda a carga emocional desta doença sabe o quanto é difícil lidar com todas as emoções envolvidas.
Além disso, mesmo com a intenção de ajudar, ao dizer que entende a dor do indivíduo, você pode gerar um sentimento contrário do que esperava. Isso porque ele pode sentir como se estivesse desprezando as emoções dele, induzindo um sentimento de impotência.
Enfim, a depressão é uma doença grave e que não é fácil de lidar. Embora você queira muito ajudar, o melhor a fazer é se colocar pronto a ouvir e estimular a pessoa a buscar o acompanhamento psicológico.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!