Ansiedade

7 Hábitos Para Conviver Bem Com a Ansiedade

De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo, totalizando 18 milhões de brasileiros. A ansiedade é considerada a segunda condição mental que mais causa a incapacidade no mundo.

Enfim, essa é uma condição muito presente entre a população. Porém, para não iniciar um ciclo de crises frequentes, é preciso aprender a lidar com essa sensação. Por isso, preparamos este artigo com algumas dicas que irão ajudá-lo.

1. Procure relaxar

Depois de uma rotina repleta de compromissos, procure relaxar. Para isso, escute músicas tranquilas, apague as luzes do quarto e deite-se em um local confortável. Tire o foco dos problemas e das pendências do dia.

Se mesmo assim se sentir ansioso ou com a respiração mais ofegante, foque em respirar adequadamente. Quando você repete essas sessões de relaxamento, a ansiedade é eliminada e você retoma o controle dos seus pensamentos.

2. Faça exercícios

O sedentarismo contribui com as crises de ansiedade. Por isso, mesmo que você não seja apaixonado por atividades físicas, exercitar-se deve ser uma prática para você. Isso porque o corpo humano foi projetado para ficar em movimento, além de liberar hormônios que promovem o bem-estar e são eficazes no controle da ansiedade.

3. Evite a bagunça

Quando planejamos o dia com antecedência, diminuímos a ocorrência de imprevistos ou a falta de organização na nossa rotina, o que contribui para o surgimento de uma crise. A desordem e a bagunça são gatilhos que desencadeiam a ansiedade.

Então, registre  em uma agenda ou no telefone todas as tarefas do dia e horários em que serão realizadas. Porém, caso ocorram imprevistos, não se desespere. Aceite que você não pode controlá-los e entenda que fazem parte do seu dia-a-dia.

4. Seja otimista

Uma característica marcante em pessoas muito ansiosas é o pessimismo. Para evitar esses pensamentos, tente avaliar o aprendizado obtido com cada situação, retendo sempre o melhor para você e descartando o que é prejudicial.

5. Treine a respiração

Uma das melhores estratégias para controlar as crises de ansiedade e respirar corretamente. Embora o processo de respiração seja involuntário, é possível aprender técnicas que nos permitem respirar profundamente, trazendo alívio e relaxamento para o corpo. Quanto mais você praticá-la, mais eficientes serão os resultados.

6. Durma bem

A qualidade do sono influencia integralmente na disposição do dia seguinte e na nossa capacidade de lidar com os obstáculos. Para evitar as crises de ansiedade, crie um ritual noturno para dormir.

Além disso, evite hábitos que prejudicam a qualidade do sono, como, por exemplo, o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir e os pensamentos no trabalho ou nas tarefas a cumprir, pois nos mantêm acordados e insones.

7. Divirta-se

Geralmente, as crises de ansiedade são precedidas pela ausência de atividades que nos tragam prazer e diversão. Por isso, escolha um passatempo e ocupe a sua mente com ele. Seja tocar um instrumento, praticar um idioma, cozinhar ou a leitura.

Enfim, essas são apenas algumas dicas de hábitos para ajudá-lo a controlar as crises de ansiedade e levar uma vida mais tranquila. Porém, o suporte de um psicólogo ou psiquiatra é fundamental.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe