No contexto da pandemia da covid-19, muitas pessoas desenvolveram o quadro de fobia social, que pode ser confundida com vergonha e timidez, mas que é mais nociva para a saúde mental de uma pessoa.
Foram aproximadamente dois anos, à espera do retorno. Durante esse tempo foi possível descobrir as fragilidades; a insegurança de estabelecer relações.
Você conhece essa condição? Sabe como ela é causada? Caso não, recomendamos a leitura deste texto. Nele, explicaremos tudo sobre os sintomas, causas e tratamentos para este transtorno.
O que é fobia social?
A fobia social é a incapacidade de lidar com situações de interações sociais com desconhecidos ou em lugares que coloquem a pessoa em evidência, gerando um extremo desconforto e nervosismo, fazendo com que ela se sinta vulnerável e evite essas situações a qualquer custo.
Além disso, o indivíduo pode desenvolver pânico em situações de convívio coletivo, como falar em público e se direcionar verbalmente a pessoas estranhas ou pouco conhecidas. Em casos extremos, pode avançar para o medo de sair de casa, ou até para uma depressão profunda.
Um pouco mais sobre os sinais da fobia social
A fobia social geralmente aparece ainda na infância e na adolescência. Inicialmente, os pais podem achar que se trata de timidez ou insegurança típica da idade. No entanto, é importante observar se a criança ou o jovem tem reações extremas de pânico diante de uma situação que envolve contato social.
Além disso, é frequente que eles evitem áreas comuns da casa, não interajam com visitas e não frequentem grupos de amigos. Os sintomas mais observados em quem tem esse tipo de ansiedade social são:
- sentimento subjetivo de rejeição social;
- medo da avaliação do outro;
- comportamento recluso (isolamento espacial);
- ataque de pânico em situações sociais desafiadoras;
- desejo de fuga na iminência das interações interpessoais;
- angústia e ansiedade antecipatória. Pensamento negativo em relação a uma situação que ainda não aconteceu;
- alterações físicas em momentos de interação social, como suor excessivo, mãos trêmulas, sensação de “nó na garganta”, falta de ar, batimentos acelerados, entre outras reações.
Quais são as principais causas da fobia social?
Não se tem conhecimento de uma causa única e direta para a fobia social. No entanto, fatores ambientais e genéticos, como ter histórico de ansiedade ou síndrome do pânico na família, podem corroborar para o surgimento da ansiedade social.
Os fatores ambientais, por outro lado, envolvem experiências ruins, tais como abuso, negligência, bullying, intimidação e outras formas de violência.
Outra característica dessa fobia é a manifestação precoce, por volta dos 13 anos. A adolescência é a fase em que há muita preocupação com a aparência, personalidade e opiniões de terceiros.
Logo, é um momento favorável para o desenvolvimento dessa condição, além do pânico, depressão, distúrbios alimentares, entre outros. Quando o excesso de ansiedade é percebido na infância ou adolescência, pais podem levar os filhos à terapia.
Deste modo, eles aprendem desde cedo a se sentirem confortáveis entre outras pessoas e previnem sofrimentos emocionais futuros.
Como é feito o tratamento
O tratamento para fobia social geralmente é orientado por um psicólogo e é iniciado com terapia cognitiva comportamental, na qual a pessoa aprende a controlar os sintomas da ansiedade.
Além disso, aprende a desafiar os pensamentos que o fazem ficar ansioso, substituindo-os por pensamentos adequados e positivos, a enfrentar situações da vida real para superar os seus medos e a praticar as suas habilidades sociais em grupo.
Então, como você pode perceber, a fobia social é um transtorno que precisa ser diagnosticado e tratado, Porém, é difícil identificá-la e pode ser facilmente confundida com a timidez. Por isso, buscar a orientação de um profissional é fundamental.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!