A higiene do sono é uma prática fundamental para a melhoria da qualidade de vida. Com isso, passamos a dormir melhor, contribuindo com nossa saúde e com a regeneração do organismo.
Você já ouviu falar nesse conceito? Caso não, este post é leitura obrigatória. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber para aderir a esse tipo de higiene.
O que é a higiene do sono?
A higiene do sono abrange a mudança de hábitos dentro de nossa rotina que são prejudiciais à qualidade do sono. Para isso, promove a adoção de bons comportamentos e rotinas que contribuam para uma noite tranquila e reparadora. Desenvolver o processo de higiene do sono é importante em todas as idades.
Esse processo auxilia na manutenção e organização do horário e das fases de sono, e a evitar várias condições como por exemplo, apneia do sono, sonambulismo, insônia, entre outros. Proporciona equilíbrio mental, físico, emocional e de todo o organismo.
Como promover a higiene do sono?
O ato de dormir é natural. Por isso, quando o sono não surge ou aparece no momento errado, pode indicar que o nosso comportamento causou algum tipo de confusão no cérebro e precisa ser recondicionado. Neste sentido, separamos algumas atitudes básicas para promover a sua higiene do sono.
1. Tenha um horário para dormir
O primeiro passo fundamental para melhorar a qualidade do sono é criar uma rotina. Quando isso não ocorre, o cérebro tem dificuldade para reconhecer o momento de dormir. Então, estabeleça um horário para ir pra cama e respeite-o.
2. Desligue os eletrônicos:
A luz azul emitida pelos eletrônicos inibe a produção de melatonina, o hormônio do sono. Se por quaisquer motivos você precisar manter o celular por perto, ative o filtro de luz azul algumas horas antes de pegar no sono.
3.Faça exercícios físicos regularmente:
O sedentarismo também impacta na higiene do sono. Por isso, praticar exercícios físicos é uma boa prática, pois o corpo produz endorfinas que promovem a sensação de bem-estar e ajudam a ter um sono mais tranquilo
Além disso, as atividades físicas beneficiam o sistema respiratório, combatendo problemas como ronco e apneia. Porém, se você tem dificuldade para dormir, evite exercícios físicos intensos à noite.
4.Vá dormir apenas quando tiver sono:
Ficar rolando de um lado para o outro na cama apenas vai causar frustração e ansiedade associadas ao colchão. Caso não consiga pegar no sono em até 20 minutos, levante-se, vá para outro ambiente e retorne apenas quando for o momento correto.
Além disso, mesmo que você não durma, mas permaneça na cama para ler, comer ou assistir à televisão, o cérebro irá entender que esse ambiente não está relacionado ao sono. Por isso, logo acordar, fuja do quarto.
5.Crie uma rotina de sono relaxante:
Ela tem como objetivo ajudar a relaxar e mandar para o corpo sinais de que está chegando a hora de dormir. Esse momento pode incluir quaisquer coisas que ajudem a desconectar do dia, como um banho morno, um chá calmante ou a leitura de um livro.
Enfim, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre a prática da higiene do sono e aprendeu ótimas dicas para incluir na sua rotina. Portanto, se deseja dormir melhor, siga nossas dicas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!