A memória é a forma que o cérebro armazena informações externas, e também de uma parte significativa de quem somos e que vivemos. É considerada uma das funções mais complexas do organismo. Infelizmente, nos dias de hoje, muitas pessoas sofrem com a falta dela.
Quer saber mais sobre esse assunto? No texto a seguir apresentaremos os principais motivos da falta de memória. Não deixe de continuar a leitura.
O que é a falta de memória?
A memória é parte importante de quem somos. Lembramos da nossa infância e de momentos marcantes da nossa vida, por meio da memória de longo prazo; mas também de assuntos corriqueiros do nosso dia a dia, por exemplo, o que almoçamos ontem, utilizando a memória de curto prazo.
Esquecimentos eventuais são aceitáveis, muitas vezes devido a momentos de muito cansaço e estresse ou o indivíduo não prestou a devida atenção no que acontecia e por isso não consegue se lembrar.
Vale ressaltar que alguns pacientes também podem apresentar perda de memória temporária, após um trauma ou consumo excessivo de álcool.
Quais são as principais causas de perda de memória?
Existem diversas causas para a perda de memória, sendo a grande maioria delas possíveis de prevenir ou tratar. Porém não se descarta a importância de consultar-se com um neurologista ou geriatra para investigar as possíveis causas. Veja a seguir as principais causas desta condição:
- Período de sono incompleto
A alteração do ciclo do sono pode prejudicar a memória, pois a falta de um descanso diário, que deve ser, em média, de 6 a 8 horas por dia, dificulta a manutenção da atenção e do foco, além de prejudicar o raciocínio.
- Falta de nutrientes necessários
A deficiência de alguns nutrientes e vitaminas, como no caso da B12, acontece em pessoas com desnutrição, alcoólatras ou pessoas que tenham alterações na capacidade de absorção do estômago, dentre outras. A falta desta vitamina e outros nutrientes altera o funcionamento cerebral, e prejudica a memória e o raciocínio.
- Estresse
Momentos de estresse causam a ativação de muitos neurônios e regiões do cérebro, o que o torna mais confuso e dificulta sua atividade mesmo que para uma tarefa simples, como se lembrar de algo. Por esse motivo, é comum haver uma perda de memória repentina, nestes momentos.
- Consumo de drogas e bebidas alcoólicas
O álcool em excesso e o uso de drogas ilícitas, como maconha e cocaína, além de interferirem no nível de consciência, têm um efeito tóxico sobre os neurônios, o que pode prejudicar as funções do cérebro e a memória.
Quando procurar um médico?
Para que a perda de memória represente a necessidade de cuidados especiais, o paciente deve apresentar sinais, como se esquecer do dia da semana ou ano em que estamos,ou deixar de executar atividades declaradamente habituais, flutuação da consciência, dentre outros.
Além disso, dificuldades de encontrar as palavras corretas para se comunicar também pode ser um sinal importante, assim como perder objetos de uso pessoal que ficam armazenados em um local específico, ou contar repetidamente a mesma história ou fazer os mesmos comentários.
Então, com a leitura deste post, você se informou sobre as principais causas da condição de perda de memória. Portanto, caso perceba algum dos sinais de alerta em pessoas próximas, procure imediatamente o auxílio de um médico.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!